Arquivo2050935

1718 palavras 7 páginas
TIPOS DE PESQUISA E/OU ESTUDO EM EDUCAÇÃO:

Profa. Terezinha Bazé de Lima

Os estudos e ou pesquisas de campo requerem a utilização de variados instrumentos para coleta de dados, que consiste na construção e desenvolvimento de modos de investigar o objeto de estudo. Podemos destacar: formulários, questionários, entrevistas, observações, observação participante ou etnográfica. Também é importante destacar que o pesquisador para definir o instrumento para coleta de dados é preciso definir o tipo de pesquisa (estudo) que será delineado:
1 – pesquisa bibliográfica ou de revisão de literatura: é a modalidade de estudo que se propõe a realizar análises históricas e ou de revisão de estudos tendo como material de análise documentos escritos ou produções culturais selecionadas a partir de arquivos e acervos. Também é desenvolvida principalmente, a partir de livros e artigos científicos publicados em periódicos especializados, embora em quase todos os estudos seja exigido esse tipo de pesquisa. Contudo, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.
OBS.: Essa modalidade de estudo compreende quanto ao tipo de “pesquisa do estado-da-arte”, principalmente, quando procuram inventariar, sistematizar e avaliar a produção científica numa determinada área do conhecimento (FIORENTINI, 2006).
OBS.: A pesquisa puramente bibliográfica de acordo com o Regulamento da Faculdade de Educação da UNIGRAN não é permitida o seu desenvolvimento.

2 – pesquisa experimental ou de laboratório: caracterizam-se pela realização de um experimento. Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Pode ser desenvolvida também na área de ciências humanas e ciências sociais (RUIZ, 1991 apud CASTILHO, 2008).

3 – pesquisa de campo: de acordo com Fiorentini e Lorenzato (2006) a denominação “pesquisa naturalista ou de campo”

Relacionados