arquitetura

Páginas: 3 (748 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Aspectos da história das maquetes e modelos tridimensionais de arquitetura em Creta e na Grécia Antiga

Será que os grandes arquitetos gregos fizeram maquetes antes de por em pratica o grandeplano que como consequência tiveram gigantescos palácios, teatros, santuários, templos, ou apenas foram arriscando e como sabemos quais foram os problemas que enfrentaram mais a frente, sendo que não háregistro de maquetes gregas na historia? É o que saberemos ao iniciar esse estudo

Modelos Egeanos

Quanto ao contexto arqueológico, em termos gerais, os objetos do Minóico Médio e MinóicoRecente (anteriores a 1.400 a.C.) foram encontrados enterrados em terraplenos, aterros ou buracos junto a edificações palacianas, e há também exemplos de modelos do Minóico Médio encontrados junto asepulturas.

O Modelo de Arkhanes

Os vários elementos arquitetônicos presentes no modelo de Arkhanes assemelham-se aos elementos reais encontrados nas ruínas e restos da arquitetura minóica. Mais doque uma semelhança específica entre Arkhanes e este ou aquele exemplo particular, o que pode ser percebido, tanto no modelo reduzido quanto em vários exemplos da arquitetura da época, são os mesmosprincípios de composição e as mesmas soluções plásticas tradicionais da arquitetura protopalaciana minóica.
Os princípios de composição arquitetônica tradicionais na arquitetura protopalaciana minóica epresentes no modelo de Arkhanes são os seguintes:

- Assimetria. Arranjos pouco rigorosos sem eixos de simetria rígidos;

A identificação no modelo de Arkhanes do conjunto de princípios decomposição arquitetônica da época e de um conjunto de elementos arquitetônicos típicos seriam indícios de que trata de uma “maquete de arquiteto”?
Ilse Schoep interpreta o modelo de Arkhanes como um “modelofeito em escala para visualizar aspectos arquitetônicos concretos”.

Esses aspectos, no entanto, não parecem suficientes para caracterizar Arkhanes como “maquete de arquiteto”.
Assim como no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • Arquitetura
  • arquitetura
  • ARQUITETURA
  • arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!