nbr 9050

Páginas: 3 (731 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Pontifícia Universidade Católica de Goiás



AED: NBR 9050






Aluno Yago Martins
Prof Thais Queiroz
Goiania, 07 de marco de 2013
A norma NBR 9050 estabelece critérios e parâmetrostécnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos as condições de acessibilidade.
No estabelecimento dessescritérios e parâmetros técnicos foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como próteses, aparelhos de apoio,cadeiras de rodas, dentre outros.
Esta norma visa proporcionar a maior quantidade possível de pessoas, independente de idade, estrutura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneiraautônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos.
Todos os espaços, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montadosou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, devem anteder ao disposto nesta norma para serem considerados acessíveis.
As edificações residenciaismultifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais devem ser acessíveis em suas áreas de uso comum, sendo facultativa a aplicação do disposto nesta norma em edificações unifamiliares. As unidadesautônomas acessíveis devem ser localizadas em rota acessível.
As entradas e áreas de serviço ou de acesso restrito, tais como casas de maquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc, não necessitam seracessíveis.
¨ESCADA
E o elemento de composição arquitetônica cuja função e proporcionar a possibilidade de circulação vertical entre dois ou mais pisos de diferentes níveis, por meio de uma sequenciade degraus.
Apesar da simplicidade de execução, deve ser calculada de modo adequado a fim de proporcionar o maior conforto possível ao usuário.
COMPONENTES DA ESCADA
1 DEGRAUS as formas dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NBR 9050
  • nbr 9050
  • nbr 9050
  • Nbr 9050
  • Nbr 9050
  • Nbr 9050
  • Nbr 9050
  • nbr 9050

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!