Arquitetura Induatrial e Ferroviária na Região Sul do Brasil

3468 palavras 14 páginas
ARQUITETURA INDUSTRIAL E FERROVIÁRIA DA REGIÃO SUL

Camila Laurett1
Daniela Guerra
Flávia Oldoni
Josiane Scotton
Ricardo Boelke
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento histórico a cerca da arquitetura industrial e das ferroviárias, tendo como área de estudo o recorte da região sul, o qual compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O contexto político, econômico e social é de fundamental importância para a compreensão e análise arquitetônica, sendo que essa nunca acontece de forma isolada, mas sempre influenciada pelos fatores citados. Dessa forma, analisar as influências de um modal de transporte, impulsionado grandemente pela industrialização, e os efeitos desse na concepção de novas edificações destinadas ao suporte e apoio as linhas férreas é importante para compreender a formação e desenvolvimento das cidades a partir destes.
Assim como, o desenvolvimento de prédios industriais priorizando a dinâmica de produção e a racionalidade na forma. Contudo, essas decisões arquitetônicas são explicadas a partir do contexto histórico em que estão inseridas, sendo esse o foco do presente artigo.
Palavras-chave: Arquitetura Industrial. Ferroviária. Contexto histórico.

1. Introdução
A arquitetura do sul do país, bem como de todo o país, sofreu influencias tanto da arquitetura ferroviária como da arquitetura industrial, em um contexto, político, econômico e histórico específico. Assim, o presente trabalho visa relatar tais influências na região sul, levando em conta as influências estrangeiras bem como as influencias locais, como os materiais e técnicas utilizados.
Na arquitetura industrial acontece o mesmo, sendo que entre os estilos arquitetônicos desse tipo de arquitetura destaca-se o colonial, mais recorrente na região sul do país.

1

Artigo produzido pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da
Fronteira Sul-Campus Erechim, para a componente

Relacionados

  • Arquitetura Induatrial e Ferroviária na Região Sul do Brasil
    765 palavras | 4 páginas