Aristoteles socrates e platão

Páginas: 92 (22833 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Esses três filósofos foram os inauguradores da filosofia ocidental como a que concebemos ainda hoje em muitos aspectos. O período em que Sócrates, Platão e Aristóteles despontaram é considerado como o período áureo da Filosofia, dada a imensa contribuição deles para o avanço do pensamento filosófico.

        Antes de se falar de Sócrates, Platão e Aristóteles, é imprescindível, também,abordar sobre os sofistas que foram pensadores contemporâneos a Sócrates e juntamente com ele, foram os primeiros falar sobre as questões morais dentro do âmbito filosófico. Os sofistas eram pensadores que realizavam viagens de cidade em cidade e, através de discursos públicos, atraíam jovens discípulos, os quais pagavam taxas por essa educação recebida. Apesar de serem pessoas muito refutadas poroutros filósofos como Aristóteles por exemplo, os sofistas exerceram um grande papel para a evolução histórica da Filosofia.

            As obras de Sócrates, Platão e Aristóteles, serviram de base para toda a Filosofia na Idade Média, Renascentista, Idade Moderna e Contemporânea.

 

Sócrates

 
 
 
“Só sei que nada sei...”

      Ateniense, viveu entre 469 e 399 a.C. Foi um dos maisimportantes precursores da Filosofia ocidental. Inspirado em boa parte de seu pensamento pelas teorias do pré-socrático Parmênides.

       Sobre Sócrates, o que temos de registros são os escritos e os relatos de seus principais discípulos, que foram Platão, Xenofonte e Aristófanes. Há, ainda, uma teoria que defenda que Sócrates era nada mais que uma criação de Platão, ou seja, um personagemutilizado para ilustrar pontos de sua obra; porém, sem comprovações determinantes para tal constatação.

      As três fontes mais relevantes sobre a vida de Sócrates são as peças de Xenofonte, e os diálogos observados em quase cem por cento dos escritos de Platão. Nos relatos dos diálogos de Aristófanes, Sócrates é travestido de um personagem cômico, não sendo de alta relevância a sua retratação,uma vez que, nem sempre nesse caso, é a expressão da realidade, partindo do princípio de que Sócrates tenha de fato existido, o que é a versão amplamente aceita, apesar de não haver obras de sua própria autoria encontradas por historiadores e pesquisadores.

     Sócrates é identificado pelos discursos de Platão como um homem de uma mente concisa e rigorosa, que tinha o objetivo de fazer seuscompatriotas e concidadão chegarem ao pensamento racional, com o intuito de se alcançar a verdade interior de cada um (“Conhece-te a ti mesmo.”). Para tal, ele desenvolveu um método que acabou por identificar o que era a maiêutica, que significa “parto de ideias”.

      A maiêutica socrática consistia em se realizar perguntas às pessoas com que ele se deparava a dialogar, perguntas essas que,tinham dois estágios. No primeiro deles, Sócrates fazia perguntas simples sobre assuntos que o indivíduo julgava conhecer bem. No segundo, essas perguntas continuavam sendo feitas, de maneira simples e contextualizadas, mas dessa vez, levando o indivíduo a questionar sua própria certeza, gerando, assim, uma nova visão sobre um mesmo tema. Daí chamar-se parto, pois consistia em literalmente dar à luza novas ideias sobre assuntos até então esclarecidos.


      Esse efeito de se interpelar a respeito de suas próprias convicções era visto em Sócrates através de suas mais célebres frases, quando nos mostra que o conhecimento humano era limitado por sua própria ignorância, tais como:

“ Só sei que nada sei.”
 
“ Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”
 
“Inteligente é aquele que sabe que não sabe nada.”


       Sócrates morreu em Atenas, em 399 a.C, condenado sob a acusação de corromper a juventude ateniense e tentar introduzir novos deuses naquele lugar. Sócrates, apesar de ser inocente, segundo Aristóteles, não tentou fugir nem se livrar de sua condenação, apenas argumentando convincentemente em sua defesa as razões de sua inocência. Ainda assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socrates, aristoteles e platão
  • A vida de Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Biografia aristóteles sócrates e platão
  • Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Politica em Sócrates, Platão e Aristoteles
  • Socrates, platao e aristoteles
  • QUEM FOI SÓCRATES PLATÃO E ARISTOTELES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!