arezzo

Páginas: 26 (6382 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO

A globalização abriu, para o setor de produção, muitas alternativas na busca por vantangens competitivas, tornando possível o deslocamento geográfico das cadeias produtivas, proporcionando a geração de emprego e renda em países em desenvolvimento que, em sua grande maioria oferecem em troca mão de obra de baixíssimo custo. Com a indústria calçadista não foi diferente, observamos aolongo das últimas décadas um declínio na competitividade de produção dos países desenvolvidos que gradativamente foram deslocando seus centros de produção buscando baixar o custo e focaram seus esforços nos outros pilares de geração de valor para o setor calçadista como o desenvolvimento de produtos e marcas e os canais de marketing.
A indústria de calçados sempre foi relevante para a economiaBrasileira, principalmente no âmbito social, como grande geradora de emprego e renda. A idéia deste trabalho é mostrar as transformações ocorridas na indústria calçadista, o que as provocou, seus responsáveis, mostrar as consequências econômicas dessas mudanças e por fim discutir o papel da indústria brasileira de calçados no cenário atual, como o Brasil reagiu e enfrentou tais transformações.
Otrabalho será dividido em quatro partes, no primeiro capítulo fizemos um breve relato da história do sapato, como e onde surgiu. No segundo, discutiremos a situação atual da indústria de calçados ao redor do mundo identificando os principais players e suas respectivas funções, quais países se destacaram mais e porque. No terceiro, abordaremos o papel do Brasil dentro do atual contexto, suaestrutura produtiva, mercados consumidores internos e externos, nossos principais competidores, nossas estratégias de mercado, principais dificuldades e barreiras no setor. O quarto e último capítulo é reservado para apresentarmos a empresa Arezzo, um de nossos principais representantes no setor, as estratégias e os diferenciais que matem sua competitividade ao longo do tempo.

CAPÍTULO 1. HISTÓRIASapato é a peça do vestuário que tem a finalidade de proteger os pés. Nos países frios, servem como protetores e aquecedores, ja nos países mais quentes, usa-se mais a sandália e o chinelo, protegendo o pé, mas sem o abafar.
Conforme afirma Ribeiro (2010) em seu livro História do Calçado, as evidências indicam que o sapato surgiu no ano de 10 mil a.C. , as pinturas destaépoca, em cavernas na Espanha e no sul da França, insinuam algum objeto muito parecido com um calçado. Estudos também revelam que somente as pessoas mais nobres da época tinham acesso ao assessório.
Ribeiro cita que o artigo foi trazido ao Brasil pela corte portuguesa que passou a exercer forte influência sobre a moda local após sua chegada em 1808, segundo o autor, a padronização danumeração surgiu na Inglaterra, onde a primeira manufatura do calçado apareceu em 1642, com a produção destinada ao exército.
No século XIX começaram a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados mas, só com a máquina de costura o sapato passou a ser mais acessível, conforme relatou SHEMES (2006) em sua tese Empreendedorismo, indústria calçadista e emancipação de Novo Hamburgo.A autora também aponta que foi a partir do século XX que grandes mudanças começam a acontecer na Indústria calçadista, como a troca do couro pela borracha e pelos materiais sintéticos.
Atualmente, além de continuar exercendo sua função básica, o sapato, também é um dos principais acessórios de moda, algumas marcas de sapato se constituem enquanto símbolos de status social, assim, ossapatos deixam de ser apenas uma proteção para os pés.



CAPÍTULO 2. A INDÚSTRIA MUNDIAL DE CALÇADOS

2.1 EVOLUÇÃO
O processo de produção da indústria mundial de calçados vem avançando constantemente, sem perder a característica de um setor intensivo em mão de obra barata e com traços artesanais. Segundo informações contidas no site da ABInforma (Informativo da Associção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arezzo
  • AREZZO
  • Arezzo
  • Arezzo
  • Arezzo
  • arezzo
  • Arezzo
  • Arezzo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!