estratigrafia de seguencia

3324 palavras 14 páginas
RESUMO DO LIVRO ESTRATIGRAFIA DE SEQUENCIAS
Severiano Ribeiro
Capitulo 2 – Evolução do conceito de Seqüência
Sloss et al., (1949) – Primeira definição de seqüência. Definiu que eram sucessões de estratos limitados por discordância.
Sloss (1950) – Considerou seqüência como ciclos deposicionais, mas não como unidades cronoestratigráficas porque as discordâncias não coincidem com as linhas do tempo.
Wheeler (1958) – Uma assembléia de estratos que é separada das rochas sotopostas e sobrepostas por discordâncias. (independentes do conteúdo litológico e paleontológico)
Sloss (1963) – Unidade estratigráfica de hierarquia maior que grupo, megagrupo ou supergrupo, rastreável por extensas áreas de um continente e limitada por discordâncias interregionais.
Vail et al., (1977) – Definiu seqüência deposicional como uma unidade estratigráfica composta de uma sucessão relativamente concordante de estratos geneticamente relacionados e limitada, no topo e na base, por discordâncias ou suas conformidades correlatas.
OBS: Seqüências de Vail constituem unidades estratigráficas menor ordem de magnitude que as seqüências de Sloss. Essa concepção foi expressa de maneira clara por Vail, que adotou o termo superseqüência (superciclo) para designar seqüência correspondentes as de Sloss.
OBS2: Comissão Norte-Americana de Nomenclatura estratigráfica em 1983 distinguiu unidades limitadas por discordâncias como uma categoria independente de unidades, culminando na denominação de unidades aloestratigráficas.
Ciclos estratigráficos de diferentes ordens de magnitude
Ciclos transgressivo-regressivos ou Facyes cycle wedges são ciclos de 2° ordem com duração de 10 a 100 Ma que correspondem a Seqüências definidas por Sloss e Superciclos por Vail.
Caracterizados por elevação e queda do nível do mar.
Os superciclos, segundo a nomenclatura de Vail, comportam ciclos de 3° ordem, com duração de 1 a 10 Ma e são representados por Seqüências Deposicionais.
Ciclos de 4° ordem

Relacionados