AREAS VERDES

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NUCLEO DO MEIO AMBIENTE











GABRIELA PORTAL LAGO








PROJETO DE PESQUISA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A criação e manutenção das àreas verdes no município de Ananindeua.
















BELÉM
2012
Acompanhamos através da gestão pública do período de 1996 até 2004, uma dinâmica urbana de curto prazo, no qualpassou o município de Ananindeua, o que fez com que o mesmo assumisse maior autonomia em relação à grande Belém. Com a construção deste anteparo urbano, os moradores passaram a usufruir de bens e serviços locais, ganhando em tempo e espaço, o que teve como consequência de médio prazo, uma maior arrecadação de impostos para o município e com isso o aumento dos fundos de investimentos para odesenvolvimento local.
Tivemos como elementos essenciais nessa infraestrutura a pavimentação das vias públicas; a melhoria nos setores de educação, saúde e segurança; a legalização de terrenos e imóveis em bairros pontuais do município, o que vai atrair de imediato, vários investidores para o mesmo. Com isso, a paisagem de Ananindeua começa a se modificar, através da chegada de shopping, universidades,supermercados, bancos entre outros estabelecimentos “chaves” para a dinamização da economia local.
Já no período de 2004 até o primeiro semestre de 2012, observasse como causa da malha urbana criada estrategicamente no município, um “boom” no que tange a expansão imobiliária e o aumento das invasões em terrenos baldios para construção de moradias ao longo do município, o que começa apreocupar, pois isso implicará em um desmatamento proporcional a expansão, e que pode se tornar irreversível se não houver um planejamento para amenizar tal ação predatória, e consequentemente vir a se tornar mais uma cidade responsável pelos grandes impactos ambientais que vem sofrendo o planeta.
A realização deste estudo pretende contribuir para a avaliação de medidas equilibradas, com oobjetivo de analisar os impactos ambientais das atividades econômicas vigentes, mensurando as perdas e ganhos de bem-estar, isto é, os custos e benefícios econômicos, sociais e ambientais para o município.
Teremos como objetivo geral analisar a influência das áreas verdes já existentes nos bairros de Ananindeua, com o propósito de avaliar a importância das mesmas no meio urbano e até que ponto é viávelpreservar e criar essas áreas. E para isso tomamos como primícias a Lei 10.257/2001, que dispõe sobre o Estatuto das Cidades, onde estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança, e do bem-estar dos cidadãos, bem como o equilíbrio ambiental.
Utilizaremos os fundamentos da Lei 2.237/206, de 06 de outubro de 2006,sobre o Plano Diretor, para análise do estudo defendido, uma vez que o mesmo é um instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana do município, e que desta região metropolitana de Belém já está instituído desde 2006.
A seleção do município de Ananindeua para o estudo deste caso está em virtude da importância do mesmo para o estado do Pará; rede de atores; investimentosrealizados, em realização ou previstos em infraestrutura e grandes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS.
O processo de elaboração e aprovação do Plano Diretor de Ananindeua foi tomada em 30 de maio de 2005 através do Decreto n° 4.267, a partir do convênio entre a Prefeitura Municipal de Ananindeua – PMA, a Secretaria deEstado de Desenvolvimento Urbano do Pará e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (a mesma foi contratada para prestar serviços de consultoria à Prefeitura Municipal).
Sobre a intensidade da participação da população no processo de discussão, crítica e proposição do plano diretor fora deficiente, sobretudo, do ponto de vista político; a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • areas verdes
  • Areas verdes
  • Area verde
  • Areas verdes
  • Areas Verdes
  • Áreas Verdes
  • Areas verdes
  • AREAS VERDES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!