APTS Didatica Pratica De Ensino
Curso de Pedagogia
3º Semestre/2014
Didática e Pratica de Ensino
Profª. Ma.Ausdy Castro
Nome Completo
RA
Erika Aparecida Camargo de Campos
7986728407
Solange Fonseca da Silva
6954483251
Isabel Ferreira
7146496899
Cleusa Pereira Do Nascimento Costa
7327556939
Introdução
Veremos em pratica as reflexões sobre os desafios docente da educação, em diversas faixas etárias, em matérias diferentes, em situações de conflitos, em locais diferentes.
Cada fato apresentará a vivencia em sala de aula, o comportamento entre alunos e professores, direção e coordenação, aprendizado e brincadeiras, tudo que convivemos no dia a dia nas escolas.
Preconceito e discriminação nas escolas.
A escola é o tempo e espaço da socialização, da aprendizagem, da convivência. Considerando que nela se encontram diversas etnias reunidas, ela é o lugar da aprendizagem, do espírito democrático e republicano.
Contudo, as nossas crianças, adolescentes e jovens trazem do berço familiar e cultural um profundo preconceito, em diferentes âmbitos da vida: preconceito étnico-racial, de gênero, de diferente orientação sexual, de diferente identidade territorial, em relação a portadores de necessidades especiais etc. Chega a ser um absurdo e uma contradição insustentável encontrou o preconceito e a discriminação presentes nos centros educativos. Nessa lógica, a escola perpetua a estrutura e a dinâmica social, ao preparar de forma desigual e injusta os alunos para este mundo no qual o preconceito é latente e manifesto.
Se quisermos uma sociedade com mais amor e compreensão, é necessário que se tenha convívios com as pessoas independente do que o preconceito carrega em relação a elas.
Nome do projeto:
Preconceito e Discriminação nas escolas.
Publico alvo:
4ª ano do ensino fundamental.
Justificativa:
Lutar contra o preconceito e a discriminação são uma decisão que precisa ser encampada pela coletividade, não é uma responsabilidade só de quem é discriminado.