APS psicologia do desenvolvimento ciclo vital

Páginas: 7 (1731 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia









ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA














2015

1. INTRODUÇÃO
A Psicologia do Desenvolvimento pretende observar, descrever e explicar as mudanças mais significativas no decorrer do desenvolvimento. Em linhas gerais, esta ciência é voltada ao estudo do desenvolvimento humano em todos os seus aspectos:físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional e social. O aspecto físico-motor refere-se ao crescimento orgânico e à maturação neurofisiológica. A cognição integra a capacidade de pensar, raciocinar, abstrair. A afetividade indica o modo particular de o indivíduo integrar e reagir às suas vivências. O aspecto social nos mostra como o desenvolvimento do indivíduo se dá em sua relação aos outros e aomundo em que vive. É importante salientar que todos esses aspectos se interrelacionam mutuamente ao longo do desenvolvimento (SANTANA, 2008)
Levando em consideração o exercício desta ciência, este trabalho tem o propósito de relacionar os dados observados no filme Cinema Paradiso do diretor Giuseppe Tornatore com o conhecimento teórico adquirido na disciplina, apreciando reflexões realizadas sobre osaspectos considerados durante o ciclo vital.

1.1 Psicologia do desenvolvimento
Ao falar sobre psicologia do desenvolvimento: ciclo vital, fala-se da valorização da capacidade de mudança e de adaptação do indivíduo às diferentes fases e às diversas tarefas que tem que realizar ao longo da vida, o desenvolvimento pode ser entendido, então, como um processo que tem início na concepção e terminaapenas na morte. (Borges, 1987). Estudar o Ciclo Vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida inteira e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois.
Na disciplina em questão o desenvolvimento humano está dividido em fases, sendo que cada fase tem sua importância, características e valores especiais. Esta divisão é recorrente naliteratura da área e vale lembrar que é uma divisão didática e que, as vezes, a análise de um determinado indivíduo não corresponde exatamente a definição do momento. No presente trabalho iniciaremos falado a partir da terceira infância, devido ao fato de que as interlocuções a serem feitas com o filme fazerem referência ao desenvolvimento a partir dessa fase.
A terceira infância se inicia por voltados 6 anos, e uma característica importante dessa fase é a de que as crianças se tornam mais autônomas se comparadas com as fases anteriores, ficam mais fortes e rápidas. A criança se envolve em várias atividade motoras em função das melhorias. É nessa fase que se dá o início da construção lógica e a interação com amigos estimula o desenvolvimento das habilidades de escrita. Há a aparição de novossentimentos morais, tais como, companheirismo, justiça, honestidade, etc... (PAPALIA, E. D.; OLDS, S. W. e FELDMAN, R. D., 2006)

A fase que segue a terceira infância é a adolescência que se inicia por volta dos 12 anos. Nessa fase, no que diz respeito a parte física as mudanças são muito evidentes, por exemplo, o crescimento ocorre de forma acelerada, bem como o desenvolvimento ligado àmaturação sexual e ao desenvolvimento das características sexuais secundárias (como pêlos faciais e corporais e o crescimento de seios nas meninas entre outros).
O desenvolvimento cognitivo do final da infância à fase adolescente se caracteriza por mudanças nos esquemas conceituais e operações mentais referentes a objetos e situações concretas para formação de esquemas conceituais abstratos (amor, fantasia,justiça, etc.), realizando com eles operações mentais formais (abstrato, sem necessidade do concreto). Nesta fase, o pensamento é formal / hipotético- dedutivo, isto é, o indivíduo é capaz de deduzir as conclusões de puras hipóteses e não somente através de uma observação real. (PIAGET, 2010)
Após a adolescência se inicia a vida adulta que corresponde ao período que gira em torno dos 20 aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aps psicologia do desenvolvimento do ciclo vital: velhice.
  • psicologia do desenvolvimento;ciclo vital
  • Psicologia do Desenvolvimento: ciclo vital
  • Psicologia do desenvolvimento e ciclo vital
  • Psicologia desenvolvimento ciclo vital
  • Psicologia do desenvolvimento: ciclo vital
  • Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital
  • Psicologia do desenvolvimento dos ciclos vitais..

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!