APOSTILA DO FEIJOEIRO

Páginas: 44 (10960 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRICOLA “FERNANDO COSTA”

Disciplina : PRODUÇÃO VEGETAL

Manejo da Cultura do Feijoeiro







Apostila Desenvolvida Prof. Gervásio Simão
CULTURA DO FEIJOEIRO
1. INTRODUÇÃO
O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) é um dos mais importantes componentes da dieta alimentar do brasileiro, por ser reconhecidamente uma excelente fonte protéica, além de possuirbom conteúdo de carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e compostos fenólicos com ação antioxidante que podem reduzir a incidência de doenças. A maioria dos cultivares de feijão apresenta em torno de 25% de proteína, que é rica no aminoácido essencial lisina, mas pobre nos aminoácidos sulfurados. Essa deficiência, contudo, é supridos pelo consumo dessa leguminosa com alguns cereais, especialmenteo arroz, o que torna a tradicional dieta brasileira, o arroz com feijão, complementar, no que se refere aos aminoácidos essenciais.
2. ORIGEM E HISTÓRICO
O feijão é a espécie mais cultivada dentre as demais do gênero (P. coccineus, P. acutifoluis, P. lunatus e P. aborigineus). Achados arqueológicos indicam que antes de 6000 a.C., P. vulgaris já se constituía uma espécie domesticada entre osnativos do Peru, o que sugere ter sido a espécie diferenciada de formas nativas, através de seleção para o cultivo.
Áreas de domesticação e diferenciação ocorrem em altitudes entre 500 a 1800 m na América Central e norte da América do Sul, com uma alta freqüência de tipos selvagens registrada em altitude de cerca de 1200 m (Miranda, 1974). P. aborigineus, um possível ascendente selvagem do feijãocomum, está distribuído geograficamente em toda a América Latina.
O feijão chegou ao continente africano através do Brasil, na rota inversa a do tráfico de escravo e possivelmente em tempos anteriores chegou à Ásia via Filipinas. A espécie consumida principalmente como vagens imaturas em países europeus de clima temperado e chegou nessa região possivelmente no século XVI e foi introduzida naCalifórnia pelos espanhóis vindo da América.
3. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
Além do papel relevante na alimentação do brasileiro, o feijão é um dos produtos agrícolas de maior importância econômico-social, devido principalmente à mão-de-obra empregada durante o ciclo da cultura. Em algumas regiões do Brasil, esta cultura é a principal sendo utilizada como planta de subsistência, garantindo proteína barata a muitagente a ajudando no orçamento mensal da família.
4. CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA

Classificação:

Divisão: Angiospermas
Tribo: Fhaseoleae
Classe: Dicotyledoneae
Ordem: Rosales
Família: Leguminosae
Gênero: Phaseolus
Espécie: (Phaseolus vulgaris )
Nome vulgar: Feijão comum
O feijão é uma planta dicotiledônea, herbácea, anual.


4.1. DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA DA PLANTA


a) RAIZ – O sistema radicular épivotante, com raiz principal bem desenvolvida. Esta se ramifica com grande intensidade, originando raízes secundárias que crescem horizontalmente até atingir 40 –75 cm de comprimento e, posteriormente, se aprofundando no solo, atingir mais de 1 m. Pode aparecer também, raízes terciárias e quaternárias. Cerca de 60 – 70% das raízes funcionais do feijoeiro encontram-se nos primeiros 10 – 20 cm deprofundidade. Uma das características marcantes do sistema radicular é a formação de nódulos de bactérias fixadoras de nitrogênio (N) atmosférico. Os nódulos destacam-se facilmente das raízes e apresentam coloração interna rósea e esverdeada.

b) CAULE – herbáceo, com porte variável, de 0,60 a 2,0 m. Apresentam pubescência de coloração cinza, marrom, de grande importância para a caracterização decultivares.

c) FOLHAS – o feijoeiro apresenta 3 tipos principais de folhas:

1 – Cotiledonares (2 folhas): responsáveis pela nutrição e fornecimento de
energia para o desenvolvimento inicial da planta.

2 – Unifolioladas (2 folhas): formato oval, opostas, surgem no primeiro nó
das folhas cotiledonares.

3 – Trifolioladas: dispostas de forma alternada, tanto na haste principal como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças no feijoeiro
  • Doenças feijoeiro
  • Zoneamento Feijoeiro
  • Desfolha no Feijoeiro
  • Doenças do feijoeiro
  • GERMINAÇÃO DO FEIJOEIRO
  • Efeitos do Rhizobium na cultura do feijoeiro
  • Projeto Viabilidade Economica Feijoeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!