Aplicação do Método do ABC

Páginas: 9 (2223 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE – FURG
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS
CAMPUS SANTO ANTONIO DA PATRULHA







APLICAÇÃO DO METODO ABC EM UMA AGROINDUSTRIA NO MUNICIPIO DE SANTO ANTONIO DA PATRULA









Santo Antônio da Patrulha, fevereiro de 2014.
1. Introdução

Historicamente na década de 1920 se consolidou o Custeio Tradicional, o produto simbolizava ocapitalismo, e a grande maioria das organizações se baseavam na produção em massa de produtos pouco diversificados, utilizando-se mão-de-obra intensiva. Os custos diretos (ligados diretamente a produção) eram fortemente preponderantes na composição dos custos, o Custo Tradicional foi adotado quase universalmente, talvez pela facilidade ou pelo comodismo da época. Porém com as mudanças em duas variáveisfundamentais como o aumento da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos; fez com que resultasse na decadência do Custeio Tradicional para fins gerenciais e no surgimento de técnicas inovadoras como o Custeio ABC. Ou seja, para acompanhar o mercado as organizações precisaram investir em qualidade, tanto para os clientesinternos (funcionários) quanto para os clientes externos; os custos indiretos aumentaram significativamente e não podiam continuar mais a serem tratados como antes no sistema tradicional, surge então a ideia do Custeio ABC (MAUSS; COSTI). As letras ABC são iniciais de Activity-Based Costing, que traduzindo para o português temos custeamento baseado em atividades (ANNONI).
O método ABC permiteapurar quais são os recursos consumidos pelas atividades dentro de uma empresa, refletindo o relacionamento destas atividades com toda a distribuição dos custos no processo. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes. Com seu poder de assinalar ascausas que levam ao surgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.
Pelas suas próprias características, o ABC tem como fortes candidatas a sua implantação as organizações que utilizam grande quantidade de custos indiretos no seu processo produtivo e que tenham significativa diversificação em produtos,processos de produção e clientes (MAUSS; COSTI).
O sistema de custeio ABC apresenta diversas vantagens que devem ser cuidadosamente analisadas pelas empresas, com o sentido de serem tirados proveitos de suas informações, colocando a entidade em uma posição privilegiada. Contudo a necessidade imposta pelo mercado, os custos de implantação e acompanhamento, o recurso humano necessário, os produtosenvolvidos, as necessidades dos gestores, etc, devem ser analisados para que se dimensionem as vantagens e desvantagens para cada instituição.

2. Objetivo

Existem fatores preponderantes na apropriação de custo um determinado produto. Porém nem sempre esta forma de rateio é feita de forma correta, associando-se a este preceito, também temos o crescente avanço tecnológico e a crescente complexidadenos sistemas de produção. Tendo em vista o grande aumento nos custos indiretos e sua forma equivocada de apropriação, uma forma de auxiliar o rateio destes custos é utilizar o método do ABC - Custeio Baseado em Atividades, que procura reduzir as distorções provocados por rateios arbitrários dos custos indiretos (MARTINS, 2010, p. 87). O presente artigo tem por objetivo a aplicação do Método do ABC -Activity Based Costing, em uma agroindústria de pequeno porte no município de Santo Antônio da Patrulha.

3. Metodologia

O estudo de caso é um tipo de pesquisa cujo o objeto é uma unidade que se analisa profundamente (GODOY, 1995). Utilizaremos este método de pesquisa para levantar dados de custo de produção de uma agroindústria e posteriormente aplicar-se o Método do ABC. O objetivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aplicação do método ABC para os custos hospitalares
  • Aplicação ABC
  • Aplicação do método abc (activity-based costing) para custeio de projetos de parques
  • Metodo abc
  • metodo abc
  • Metodo abc
  • Abc metodo
  • Metodo abc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!