TEORIAS DE ENFERMAGEM

Páginas: 12 (2993 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
TEORIAS DA ENFERMAGEM


SUMÁRIO



Teoria Ambiental, Florence Nightingale------------------------------------------------------------------------- 6
Teoria das Necessidades Básicas, Virginia Henderson -------------------------------------------------- 7
 Teoria do Autocuidado, Dorothea Orem ---------------------------------------------------------------------- 9
Teoria da Adaptação,Calista Roy ----------------------------------------------------------------------------- 10
 Teoria das Relações Interpessoais em Enfermagem, Hildegard Peplau ------------------------ 11
 Teoria Holística, Myra E. Levine ------------------------------------------------------------------------------- 13
 Teoria do Modelo Conceitual do Homem, Martha Rogers------------------------------------------- 14
 Teoria das Necessidades Humanas Básicas, Wanda Horta ---------------------------------------- 15
 Teoria Alcance dos Objetivos, Imogenes King ----------------------------------------------------------- 19





















INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo expor as teorias nas quais a enfermagem foi criada e se sustenta, mostrando de forma amplaa importância de cada uma delas e como aplica-las profissionalmente.

A base da ciência enfermagem é sua estrutura teórica. O processo de enfermagem, enquanto método, utiliza-se desta estrutura e a aplica na pratica. Tal abordagem deve ser deliberativa para a solução de problemas e exige como requisito habilidades cognitivas, técnica e interpessoais, com o objetivo de satisfazes as necessidadesdo cliente e família (SMITH; GERMAIN, 1975).























TEORIA AMBIELTAL – Florence Nightingale


Florence Nightingale se destaca como pioneira na identificação da influencia dos fatores ambientais no processo saúde-doença, mediante a formulação da Teoria Ambientalista, descrita em 1859.

Segundo a teoria, para ser saudável, a ambientação deve dispor decondições mínimas, tais como: ar puro, água pura, rede de esgoto eficiente, limpeza e iluminação. A insalubridade de uma moradia seria proporional ao grau de deficiência destes fatores.

Pela teoria, o controle do ambiente consiste em manter condições como: o arejamento e o aquecimento do ar interior; a ausência de ruídos; a iluminação; a higiene do piso, das paredes, do moboliario, das roupas edos objetos. Destacam-se questões essências para assegurar uma moradia saudável e, consequentemente, minimizar os agravos a saúde.

A Teoria Ambientalista também é vista na Atenção Básica, centrada no ambiente de consultas e armazenamento de materiais, onde a iluminação, a ventilação e a limpeza são fatores determinantes para o funcionamento adequado e para o êxito das consultas realizadas. NoPSF ela é contemplada nas orientações para o cuidado com o ambiente, visto que este influencia diretamente o processo saúde-doença. No ambiente hospitalar os elementos da Teoria Ambientalista (ventilação, odores, iluminação, sons, etc.) são empregados vez ou outra de forma satisfatória devido necessidade de se manter um ambiente apropriado a preservação e manutenção da suade.TEORIA DAS NECESSIDADES – Virginia Henderson

Virginia Henderson nasceu em 1897, em Kansas City, e o interesse pela enfermagem surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, pois desejava prestar atendimento aos feridos e enfermos de guerra. Formou-se em 1921, na Escola do Exército, concluindo seus estudos e mestrado em 1926. Ministrou cursos com enfoque na Enfermagem Clínica, na área analítica, de 1930 a1948, sendo indicada como pesquisadora na Universidade de Yale, em 1953.

Definia a enfermagem como “ajudar o individuo, doente ou sadio, no desempenho das atividades que contribuem para a saude, recuperaçao, ou para uma morte pacifica e que o individuo realizaria sem ajuda, se o individuo tivesse a foca, a vontade e os conhecimentos necessários. (Hamer e Henderson, 1955; Henderson, 1966)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias enfermagem
  • Teorias de Enfermagem
  • Teoria de enfermagem
  • Teoria de enfermagem
  • Teorias de Enfermagem
  • As teorias de enfermagem
  • Teorias de Enfermagem
  • Teorias de Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!