aplicação de injetaveis pop

Páginas: 14 (3406 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
1. Objetivos:
Definir normas e procedimentos para execução das técnicas de aplicação de injetáveis.

2. Alcance:
- Auxiliar técnico com curso teórico/prático de administração parenteral de medicamentos.
- Farmacêutico responsável.

3. Responsabilidades:
Farmacêutico responsável.

4. Definições:
Assepsia: Processo pelo qual se afastam os germes patogênicos.
Aplicação parenteral:aplicação de injetáveis.

5. Precauções:
1. A sala de aplicação deve ter boa ventilação, ter boa iluminação e possibilitar o manuseio adequado de medicamentos, sua aplicação no paciente;
2. É indispensável garantir que as embalagens das seringas e agulhas mantenham-se integras até o momento de sua utilização, a fim de evitar contaminação.
3. Fidelidade à prescrição médica: nome do paciente,medicamento, concentração e dosagem, datam de prescrição, devidamente carimbada e assinada pelo médico (nunca administre um medicamento que não tenha certeza absoluta que é o indicado pela receita).
4. Ao administrar um medicamento cabe ao farmacêutico conhecer a dinâmica do fármaco no organismo a fim de alertar o paciente sobre os sintomas que poderão surgir durante a aplicação.
5. Deve ser observado oaspecto da substancia medicamentosa, procurando notar se precipitados, turvações ou ainda mudança de coloração.
6. A utilização de mais de um tipo de fármaco ao mesmo tempo aumenta mais os riscos de interações, principalmente as do tipo física e química podendo alterar, ou mesmo originar uma substancia com efeitos imprevisíveis ou mesmo nociva ao paciente.
7. Estar sempre atento ao prazo devalidade, nome do medicamento e a sua dosagem, no rótulo, após a aspiração do medicamento para a seringa, certificar-se da ausência de bolhas, pelo risco destas poderem ocasionar uma embolia.
8. Quando diante de uma movimentação brusca do paciente, soltar rapidamente a mão da seringa para que evite que a agulha acabe por lesionar o tecido, evitando cortes internos com o bisel da agulha.

6.Procedimentos:
ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO PELA VIA INTRADÉRMICA:
É a introdução do medicamento dentro da derme. Sendo esta via utilizada para observar as reações de hipersensibilidade, verificar sensibilidade alérgica, auto vacinas, alem de imunizações, testes ou provas de PPD (tuberculose), de SHICK (difteria), vacina BCG (bacillus Calmett e Guerin – tuberculose). Está padronizado para aplicação nainserção inferior do deltóide no braço.

TÉCNICA DE APLICAÇÃO INTRADÉRMICA:
1. O paciente deve estar de preferência, sentado com o antebraço descoberto e apoiado sobre uma superfície.
2. Preparar todo o material necessário.
3. Lavar as mãos.
4. Preparar a injeção.
5. Colocar o paciente na posição correta.
6. Segurar a seringa com os dedos polegar e indicador, observando se o bisel estápara cima.
7. Introduzir a agulha, paralelamente a pele num ângulo entre 10º a 15º, não penetrando mais que 1/3 desta, ou seja, em torno de 2mm, ficando assim a aplicação de modo superficial.
8. Segurar a seringa mantendo o polegar da mão esquerda sobre o cilindro e puxar o embolo para certificar de que não atingiu nenhum vaso sanguíneo.
9. Injetar o liquido lentamente até a formação da pápula.10. Retirar a agulha.
11. Jogar a seringa no descartex, sem reencapar a agulha.
12. Caso ocorra sangramento, comprimir o local com uma bola de algodão.
13. Observar o paciente durante alguns minutos principalmente se a intenção é a evidenciação ou não de um hipersensibilidade.
14. Lavar as mãos.

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO PELA VIA SUBCUTÂNEA OU HIPODÉRMICA:
Esta administração tem porobjetivo colocar o medicamento na hipoderme ou tela subcutânea. A utilização desta via é desejável quando o medicamento ou substancia necessita de uma absorção lenta e continua assegurando uma dosagem eficiente e segura.
As substancias aplicadas deverão ser isotônicas, sendo que esta via não tolera substanciam irritantes, de difícil absorção ou em suspensão. Autores não recomendam mais do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pops
  • Pop aplicação de injetáveis
  • Pop para aplicação de injetáveis
  • Pop injetavel
  • Pop injetavel
  • Pop injetáveis
  • Pop de injetáveis
  • POP de injetaveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!