APL CASTANHA

Páginas: 22 (5490 palavras) Publicado: 3 de julho de 2013
O APL DA CASTANHA-DO-BRASIL NO ACRE: Quais são os resultados ate a atualidade?

Wilson Valerio Vasquez Rojas1

RESUMO

O presente estudo tenta avaliar os resultados conseguidos após de uma década de politicas publicas de industrialização e modernização no setor castanheiro, com a formação do arranjo institucional e posteriormente o funcionamento do APL na cadeia produtiva dacastanha-do-brasil no estado do Acre. As variáveis avaliadas foram: os canais de comercialização, beneficiamento da castanha, as variações de preço pago ao produtor e as mudanças na renda dos produtores. O APL da castanha tem conseguido resultados parcialmente significativos, principalmente em termos de preço e o incremento relativo da renda bruta media do produtor, porem, tem desafios de continuar ampliando oscanais de comercialização além de inverter a dominante exportação em casca e elevar com mais intensidade os níveis de produção de castanha beneficiada.
Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local (APL), castanha-do-brasil, cadeia produtiva.

SUMMARY
The present study attempts to evaluate the results after a decade of public policies of industrialization and modernization in the sector chestnut,with the formation of the institutional arrangement and later the functioning of APL on Brazil-nut production chain in the state of Acre. The variables evaluated were: marketing channels, processing nut, changes in price paid to the producer and the changes in the income of producers. The APL nut has partially gotten significant results, especially in terms of price and the relative increase of theaverage gross income of the producer, however, have challenges to continue expanding sales channels beyond to reverse the dominant export shell and raise more intensively production levels nut benefit.
Keywords: Local Productive Arrangement, Brazil nut, production chain.


INTRODUÇÃO

O Acre é o segundo maior estado produtor de castanha-do-brasil, em 2011, a produção acreana foi de 14 miltoneladas e do Amazonas 14,6 mil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atividade castanheira contribui na renda do pequeno produtor rural extrativista de aproximadamente 4000 mil famílias.
Após da morte do dirigente social “Chico Mendes”, começou-se no Acre a implantar o modelo do extrativismo para o desenvolvimento sustentável, este paradigma temfundamentada na dimensão econômica a valorização dos recursos extrativistas, na qual a borracha e a castanha são os principais produtos na região do Acre.
Na logica que o comportamento do mercado mundial é dirigido pelos países industrializados procurando manter a dominação econômica mundial, a borracha foi um produto estratégico, por isso, o setor extrativista do Acre entrou em crise diante daconcorrência da produção asiática dos plantios de seringa. Nesse contexto a castanha passou a ter a maior importância econômica nos produtos extrativistas.
Numa situação insustentável para as populações extrativistas e mudanças no poder politico no Acre, no começo da década de 2000, o Estado aparece como aliado no cenário do setor extrativista e participa com politicas de desenvolvimento industrial na cadeiaprodutiva da castanha e a posterior formação de um arranjo produtivo local. A estratégia do APL para o desenvolvimento local procura a inovação baseada na interdependência, articulação e vínculos consistentes resultando em interação, cooperação e aprendizagem.
O presente trabalho do analise dos resultados conseguidos pelo APL da castanha, divide-se nas seguintes seções: Primeiro se brindaalcances bibliográficas sobre o APL, seu origem, suas características e a concepção desenvolvida no Brasil. Na Segunda seção mostra-se a criação e desenvolvimento do Arranjo institucional e a posterior formação do APL da castanha no Acre. Essa politica teve como alvo fortalecer a cadeia produtiva da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa), o Governo do Estado tem investido em galpões, fábricas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Castanha do Pará
  • castanha do para
  • Castanha
  • Castanha
  • Castanha
  • castanha do para
  • Apls
  • APL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!