AP4 Hist

275 palavras 2 páginas
Curso: Pedagogia para Licenciados
Disciplina: Fundamentos Metodológicos do Ensino de História e Geografia
Tutor(a): Maria Antonia H. Lins
RA: 14127202 datas: 05-09-2014
Unidade IV

Texto Argumentativo baseado na Carta do Cacique Seattle

Baseado na carta do cacique Seatlle vimos que o chefe indígena nos dá uma lição de amor à natureza, ele considera esta sagrada, parte da sua família e diz que a terra é o habitat da sua tribo, pois é ela que mata a sede e a fome do seu povo. O cacique não entende a forma como o homem branco vê a natureza, ele muitos anos antes já previa que o homem branco destruiria este ambiente visando a obtenção de lucros, por isso recusava a proposta do presidente dos Estados Unidos.
Esta carta é tão antiga e ao mesmo tempo atual, de um lado o cacique expondo uma visão da natureza, amplamente descritiva, ressaltando a sua importância e grandeza. De outro lado, o homem branco definindo a natureza como fonte de comércio e sinônimo de riqueza.
Na minha concepção a natureza deve ser preservada, pois ela é essencial para nossa sobrevivência, de um modo global a ela é responsável pela continuidade da humanidade. Isto é o que muitas pessoas precisam se conscientizar, pois os recursos naturais estão cada vez mais escassos. O homem precisa mudar a concepção de ver a natureza apenas como fonte de lucro. Sabemos que vivemos num mundo capitalista e isto é extremamente difícil, porém devemos vê-la como parte da nossa terra, preservando-a e conservando-a através de várias ações.

Bibliografia: WWW.universoambiental.com.br
Material didático: Fundamentos Metodológicos do Ensino de História e Geografia – unid. 4.

Relacionados

  • Revista de antropologia
    125391 palavras | 502 páginas
  • Sou uma só
    132701 palavras | 531 páginas
  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas