Análise do Texto Pedagogos, Mestre-Escola e Sofistas. O que é educação. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. São Paulo: Brasiliense, 2007.

364 palavras 2 páginas
ANÁLISE DE TEXTO

1. Título do texto
Pedagogos, Mestre-Escola e Sofistas.

2. Referência
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

3. Ideias principais
A educação do jovem livre em escolas filosóficas sofistas, a democratização do ensino, a importância dos mestres-escolas e principalmente dos pedagogos, diferenças de saber de classe dos educandos e a educação que deixa de ser um assunto privado e passa a ser questão de Estado.

4. Argumentos do autor (em tópicos)
 Durante muitos séculos os pobres da Grécia aprendiam fora da escola, nas oficinas e nos campos;
 Os meninos ricos inicialmente aprenderam fora da escola, em acampamentos ou ao redor de velhos mestres;
 As diferenças entre educadores produzem saberes diferentes: de um lado a prática de instruir para o trabalho e de outro educar para a vida.

5. Aspectos de destaque
A escola primária surgiu em Atenas por volta do ano 600 AC, a primeira educação que houve em Atenas e Esparta, foi praticada entre todos, nos exercícios coletivos da vida, em todos os cantos onde as pessoas conviviam na comunidade. A figura do Pedagogo, escravo que conduzia o aluno pelas ruas da vida e do saber, os sofistas transformam a educação superior em um tempo de formação do orador, onde a qualidade da retórica tem mais valor do que a busca desinteressada da verdade. A educação do homem nasce em toda parte e, às vezes, muito mais do que na escola, é o resultado da ação do meio sociocultural sobre os seus integrantes.

6. Articulação de ideias com a sua experiência de vida
Os gregos nos ensinaram que a educação nasce do exercício de viver e conviver da sociedade e dos educadores e que a escola é um espaço e um momento provisório para que isso aconteça. Entretanto, os educadores atualmente não participam das decisões político-pedagógicas sobre a educação que realizam. Por que quem atua na prática e que sabe das deficiências do sistema e as debilidades da organização educacional.

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas