ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI

2454 palavras 10 páginas
ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI
CASAGRANDE, Etore1
KASTER, Kelly Eduarda2
CHAVES, Lara Tibolla3
COLDEBELLA, Marciano4
Resumo
Este artigo tem como objetivo o de traçar o perfil do profissional atuante como docente de física no Ensino Médio de escolas públicas de uma região que compreende o Alto Uruguai.
A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de dados coletados nas escolas por meio da aplicação de questionários aos professores. No total (25) entrevistas foram analisadas. Os resultados mostram que o professor de Física possui idade entre 18 à 55 anos, onde a maioria é do sexo masculino. 24% apresentam graduação completa, mas somente 16% apresentam graduação em Física. No entanto 52% lecionam apenas tendo o ensino médio completo, sem estar cursando nenhuma graduação. Os professores efetivos ainda são maioria. 56% dos professores têm uma carreira de mais de 11 anos lecionando para o ensino público. Prevalece a carga horária de 40 horas. Grande parte lida com alunos do ensino médio, equivalendo a 75% dos professores. Apenas 8% dos professores possuem outra profissão. A carga horária de formação freqüentada anualmente é de 50 a 100 horas. Mais de 50% escolheram a carreira de professores de física pela afinidade que possuem com a disciplina.
Podemos perceber que o perfil do professor de física do ensino público do Alto Uruguai, demonstra que devido à falta de professores de física, muitos que não são aptos, acabam ministrando as aulas. Além disso, o professor é sobrecarregado e tem uma grande tarefa que é lidar com alunos do ensino médio. Alguns, além de lecionar, trabalham em outra profissão.

Palavras-chave: Física. Professores. Perfil. Alto Uruguai.

1. Introdução
Sabe-se que a Física é a ciência que examina a natureza, por meio dos artefatos fundamentais do Universo, as forças que eles desempenham e os resultados destas forças. Embora seja de ampla importância instruir-se em

Relacionados

  • Anexo VI Pesquisa de Softwares de Gerenciamento de Bibliotecas_ 1
    25937 palavras | 104 páginas
  • ElainiCGSilva Doc 2011 V11
    104313 palavras | 418 páginas