Antropologia social

Páginas: 9 (2132 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
Introdução



Este trabalho tem como objetivo, esclarecer a tipologia de famílias, na visão dos antropólogos no mundo. Especificamente como comporta a família Brasileira .
Hoje podemos observar que aquela questão de família de papai e mãe que e, filhinha que denominasse família nuclear tem perdido força e vem abrindo espaço para outros tipos de família. Ao longo deste trabalho vamos entenderperfeitamente, como funciona a família; do século XXI .É preciso reconhecer a família como um espaço complexo, que se constrói e Reconstrói histórica e cotidianamente por meio das relações e negociações que estabelecem
Estabelecem-se entre seus membros, entre seus membros e outras esferas da
Sociedade e entre ela e outras esferas da sociedade, tais como Estado, trabalho
E mercado. Reconhece-seque, além de sua capacidade de produção de
Subjetividades, ela também é uma unidade de cuidado e de redistribuição
Interna de recursos. Tem um papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos. A família em questão pode ser considerada como uma unidade que envolve as economias individuais e que pratica uma economia moral ou cultural coletiva com basenas relações de parentesco.








A família em questão pode ser considerada como uma unidade que envolve as economias individuais e que pratica uma economia moral ou cultural coletiva com base nas relações de parentesco.
Mas a unidade familiar não está isenta de tensões, rivalidades internas e externas, negociações e conflitos. O mesmo matrimônio pode ser considerado como umaameaça do patrimônio entre os quais vai existir uma tensão estrutural. Portanto, as tensões e articulações entre os condicionamentos sociais e os projetos pessoais que possam existir são ingredientes da existência humana em sociedade.
A família, diz Robert Roland (1997) é conseqüência das relações de parentesco, é um grupo doméstico co-residente e com limites variáveis segundo os contextos culturais.Alguns tipos de família são Família nuclear: grupo de parentes formado pelos pais e os filhos, que residem juntos, e os filhos tendem a herdar dos pais. Família extensa, Família de orientação: aquele onde um nasce e aprende a ser criança. Família de procriação: aquela que formamos no momento do nosso casamento, quando um se casa e tem filhos.
Outro conceito associado ao de família é o de "grupodoméstico", isto é um grupo de parentes que coabitam e co-residem no mesmo espaço. Portanto há uma diferença com o conceito de família.
O casamento consagra uma instituição social de todas as culturas, a família, mas com diferentes implicações sociais. O casamento é um ritual de passagem da juventude para a vida adulta. O casamento regulamenta a relação sexual e a procriação, mas também asligações sociais entre famílias e grupos humanos. A cerimônia do casamento varia de cultura a cultura em términos formais, mas no geral é um ritual de passagem do estatuto da juventude para o estatuto de adulto.
De acordo com Edmund Leão (1971), o casamento pode servir para: Definir o pai legal dos filhos de uma mulher, Definir a mãe legal para os filhos de um homem, Dar ao marido monopólio sobre aatividade sexual da mulher, Dar à mulher monopólio sobre a atividade sexual do marido. Dar ao esposo o direito sobre serviços domésticos e trabalhos da mulher. Dar à mulher o direito parcial ou monopólio sobre o trabalho do homem. Dar ao marido direito de propriedade sobre as pertenças da mulher. Dar à mulher direito de propriedade sobre as pertenças do marido. Estabelecer um fundo comum de propriedadeem benefício dos filhos nascidos do casamento. Estabelecer um parentesco de afinidade entre o marido e os irmãos da mulher.
Monogamia: Casamento entre um só homem e uma única mulher. Homossexual: Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ser "pane leira" em português popular é uma metáfora que parte do que se pensa uma inversão de gênero, um homem que mexe nas panelas, trabalho definido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que Antropologia Social?
  • antropologia social
  • Antropologia Social
  • ANTROPOLOGIA SOCIAL
  • Antropologia social
  • Antropologia social
  • ANTROPOLOGIA SOCIAL
  • antropologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!