Antropologia forense - evolucionismo cultural

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
Evolucionismo cultural

O Evolucionismo Cultural surgiu no século XIX e foi a primeira das teorias culturais surgidas nessa época. A Teoria Evolucionista seria, portanto, uma aplicação dos conceitos de Evolução ao fenômeno cultural.
Segundo esta teoria, o crescimento e o desenvolvimento da civilização dão-se por meio das transformações culturais que podem ser perpetuadas por várias gerações.Se um traço cultural for, de alguma forma, positivo para a população, ele é transmitido para as próximas gerações, a fim de torna-las mais aptas à vivência em sociedade, como uma espécie de seleção natural. Da mesma forma que, se um traço cultural for negativo, ele pode eliminar determinada cultura, sem que haja perpetuação da mesma.
Diferente do que se pensa, Darwin (1809-1882) não foi o único ainfluenciar as linhas de pensamento no século XIX. Os primeiros evolucionistas trouxeram ideias sobre os conceitos de evolução concomitantemente ou até mesmo anteriores a Darwin. Os termos “evolução” e “sobrevivência do mais apto” foram popularizados por Spencer (1820-1903). Além desses, outros representantes também popularizaram conceitos como o de Evolução do Estado, proposto por Maine(1822-1888). Haddon (1855-1940) e outros ressaltavam a evolução nas formas de arte, do realismo ao convencionalismo. Quanto à evolução da família, McLennan (1827-1881) se destacou com a defesa da evolução do matrimônio. Frazer (1854-1941) e Comte (1798-1857) defenderam que as sociedades passavam por três etapas de evolução. Sendo que o primeiro, defendia magia, religião e ciência, e o segundo, que o homempassava do estado “teológico” para o “metafísico” e chegava ao “positivo” ou científico. Além desses, representantes como Bastian (1826-1905), Lubbock (1834-1913) e Buckle (1857-1861).

Representantes

Inicio citando alguns grandes nomes do Evolucionismo do século XIX da Inglaterra: Spencer, Maine, Taylor, Frazer. Da Escócia: Mclennan, Estados Unidos: Morgan, Alemanha: Bastiam e Wundt, e porultimo da Suíça: Bachafem. Nomes estes que estudaram a evolução social e cultural do homem, digamos que foram à base de todo o pensamento, pois eles foram os primeiros a estudar, porém posteriormente sugiram outros como Marrett, Radcliffe, Pitt e entre outros.
No entanto, Edward B. Taylor que demonstra as teorias evolucionistas em seu livro Primitive culture (Cultura primitiva), apresentando etratando nele a religião o folclore(cultura popular) e entre outros aspectos. Além de atribuir aos antropólogos a tarefa de estabelecer de moto geral a escava da civilização que colocou a nação Europeia em um extremo de serie social e no outro os selvagens, dividindo-os em camadas uniformes como as da Terra.
Taylor quis dar um ar cientifico a antropologia usando a “Aritmética social”, que era umaespécie de tabela que separava os costumes para posteriormente relaciona-los. Assim, fundou o método comparativo numa época que comparar era algo desconhecido.
Morgan por sua vez apresentou a tese evolucionista na introdução de seu livro Ancient society (Sociedade velha) neste livro ele mostra a quanto é incontestável que o ser humanos já viveu em selvageria, em barbárie e posteriormente emcivilização, assim uma fase diretamente ligada a outra.
Morgan também descreveu os Iroqueses (Nativos da América do Norte) e outros povos indígenas. Porém, Morgan cria um esquema que foi chamado de esquema de Morgan onde ele estabeleceu uma ordem sucessivas de etapas e estágios culturais a partir de uma serie de investigações. Ele distinguiu três grandes períodos: antigo, intermediário e recente.Esquema esse que tinha como finalidade resumir a evolução da cultura, pois a sociedade muda diretamente em virtude de contatos com outros povos mais avançados, de um estágio para outro.

Postulados básicos

No estudo da teoria evolucionista da cultura, há sempre a presença de três elementos básicos:
Sucessão linear: consistia em um processo ascendente, um sistema hipotético da progressão que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANTROPOLOGIA 2 EVOLUCIONISMO CULTURAL
  • Conceitua O De Antropologia E Evolucionismo Cultural
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Evolucionismo cultural
  • EVOLUCIONISMO CULTURAL
  • O evolucionismo cultural
  • Evolucionismo Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!