ANTROPOLOGIA EM EAD

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014


ÉTICA E MORAL

1) Tanto a ética como a moral constituem nossos costumes e formas de agir, ou seja, elas estão ligadas, na medida em que podem ser consideradas como corretas ou incorretas.

A moral é o modo costumeiro e espontâneo de agir, relacionar-se com os outros, pautado por normas, ou seja, o que é correto ou não. A moral estabelece as regras que permitem determinar se ocomportamento foi correto ou não. O processo de formação da consciência moral acontece espontaneamente, desde a primeira infância, pela assimilação do modo de vida ou da cultura, na qual formamos o nosso horizonte de compreensão, onde modulam a nossa consciência, o nosso modo de sentir, de pensar e de agir, habilitando-nos para o convívio social neste mesmo contexto.
A ética constitui um grupo de diretrizesou leis que definem as práticas aceitas, assim como o comportamento de um grupo de pessoas ou sociedade, ou seja, a ética determina tipos de comportamentos, sejam eles corretos ou incorretos. Ética envolve os aspectos físicos e comportamentais que nos permitem utilizar, de forma harmônica e sustentável, todos os bens da vida, possibilitando que nossos descendentes também o façam. Numa abordagemmais ampla, ela existe para garantir a sobrevivência de todos.
Exemplo: Um chefe ou colega que opta por não punir ou denunciar o funcionário que fez mau uso de um ativo da empresa ou apresentou um comportamento inadequado, como violência, assédio, ou oportunismo, mas prefere ter uma conversa franca e assertiva, indicando ao colega o seu comportamento inadequado, por ter infringido o código Moralda empresa , mas demonstrou um comportamento ético na solução de um problema, dando uma segunda chance ao funcionário que precisa do emprego. Agora se o gerente demite um bom funcionário, que foi subordinado por seu ex-chefe, demitido por lesar a empresa, sem antes analisar o real envolvimento do funcionário, age contra os valores da verdade, infringindo a ética, mas considerando o código deConduta da empresa, neste caso, prevalecendo a moral.
Podendo analisar assim, o quanto nossas decisões e ações devem traçar linhas por valores universais, onde a ética sustenta a conduta e a moral.

2) Acredito que todos os quatro constituintes apresentados como fundamentos para a existência de um sujeito moral, são importantes diante do contexto atual, porém minhas duas escolhas foram:
- Serconsciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele.
- Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas consequências, respondendo por elas.
Acredito que ter consciência e responsabilidade é uma questãoindispensável da vida das pessoas. Através da consciência podemos ultrapassar os limites situacionais e pessoais, ver as coisas como realente são. Tornando-se fonte de comunicação e entendimento entre os homens. Não seria possível a comunicação e o entendimento se não fôssemos capazes de expor nossos pontos de vista pessoais e nossa perspectiva subjetiva, sendo objetivos. Ser cidadão é ser consciente, é saberque seus direitos e deveres é exercer a cidadania no seu dia a dia sem julgar o próximo.
E que ser uma pessoa responsável é aquele que sabe responder pelos seus próprios atos, ou pelos atos de outras pessoas, pelas quais ele é responsável. Ter consciência e responsabilidade significa incorporar o desmerecimento de um possível fracasso e, ao mesmo tempo, ter a grandeza de compartilhar o mérito deum possível sucesso. Ser responsável é trabalhar com prazer e executar as tarefas no melhor da sua habilidade, seguindo normas e princípios éticos com qualidade e eficácia.
É ter consciência de que as pessoas necessitam do seu trabalho, e com objetivos e fins morais e éticos acima de tudo. Uma vez respeitando cada individuo, teremos o próprio indivíduo, empresa e sociedade em verdadeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA ANHEMBI MORUMBI EAD UNIDADE 2 A 8
  • Mas o que é ead
  • EAD
  • eads
  • O que é EAD
  • EAD
  • EAD
  • Ead

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!