antropologia - CULTURA CONTEMPORANEA

372 palavras 2 páginas
Leticia Gazotti Costa
RA: 101130588
Publicidade e Propaganda
Antropologia
Preparação Prévia:

‘Em sua opinião, quais são os impactos da globalização na cultura contemporânea?’
A globalização é um processo que parte do pressuposto da interligação do mundo, a partir de aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, ou seja, é o crescimento da dependência entre os países do mundo inteiro.
Ela é derivada de evoluções, nos meios de transportes e na comunicação, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias, por o termo “aldeia global”, pois a globalização nada mais é que transformar o mundo em uma aldeia global, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem (já que a partir da TV e da internet podemos saber o que acontece no mundo todo).

Em minha opinião, os aspectos da globalização na cultura contemporânea foram o surgimento de culturas, como a cultura do medo que se aplica através da promoção da violência, vendendo a ideia de quanto mais fechados estiver mais seguros vamos estar, criando formas de pensar que so trazem o medo, pois nos jornais dão ênfase a violência, e igualiza todo mundo. Surge também, a cultura do capital: internalizarmos os “valores” e o propósito básico do capitalismo que é a expansão constante da lucratividade que permite um consumo ilimitado de bens materiais. Quem não tem, quer ter, quem tem, quer ter mais e quem tem mais diz: nunca é suficiente. E para a grande maioria, a competição e não a solidariedade e a supremacia do mais forte prevalecem sobre qualquer outro valor, nas relações sociais, especialmente, nos negócios. a sustentação da cultura do capital é a cultura do consumo, da permanente aquisição de produtos novos: um novo celular com mais aplicativos, um modelo mais sofisticado de computador, um estilo de sapato ou de vestido diferentes, facilidades no crédito bancário para possibilitar a compra-consumo, aceitação acrítica das propagandas de produtos etc.
Criou-se uma mentalidade, onde todas estas

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas