antonio gramsci

Páginas: 25 (6036 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
http://grabois.org.br/portal/revista.int.php?id_sessao=9&id_publicacao=422&id_indice=2357
Sem dúvida nenhuma, o preconceito e o sectarismo estão por trás desse injustificável desconhecimento. Na década de 1990 a estes dois aspectos se juntou outro: a crise da perspectiva revolucionária e a capitulação de vários intelectuais e organizações do campo da luta pelo socialismo. Hoje, mais do quenunca, é necessário resgatar a história e as contribuições teóricas de homens como Lênin e Gramsci. Somente assim poderemos construir alternativas viáveis para a crise do socialismo e para a teoria que lhe serviu de suporte durante todo o século XX: o marxismo.

A infância e a adolescência na Sardenha

Gramsci nasceu em 22 de janeiro de 1891 numa pequena cidade na ilha da Sardenha – uma das regiõesmais pobres da Itália. Sua infância foi marcada pelo infortúnio. Logo nos primeiros anos de vida desenvolveu uma deficiência física que o impediu de crescer normalmente.

Outra tragédia atingiu a família do pequeno Gramsci. Seu pai, gerente do cartório local, foi preso e acusado de roubo. O caso tratou-se de uma vingança política de seus adversários. A prisão colocou a família em uma situação depenúria. Em 1903 Gramsci, que fora aprovado no exame de admissão no ginásio, não pôde cursá-lo e foi obrigado a trabalhar numa repartição pública na qual passava dez horas por dia carregando pastas de processos volumosos. Um trabalho que agravou seu problema físico e de saúde. Tinha na ocasião apenas 12 anos de idade.

Dois anos depois seguiu para o ginásio na pequena cidade de Santu Lussurgiu, ondeviveu na casa de uma família de camponeses pobres. Ali teve contato, pela primeira vez, com as ideias socialistas. Seu irmão mais velho que trabalhava em Turim – um importante centro industrial da Itália – enviava-lhe esporadicamente o jornal do Partido Socialista Italiano, o Avante!. Depois se mudou para Cagliari, capital da Sardenha, onde passou a morar com seu irmão que havia voltado paratrabalhar na Câmara do Trabalho, uma espécie de organização sindical. Os dois passaram a frequentar as reuniões de operários socialistas.

A forte influência do ambiente já podia ser sentida em suas redações escolares. Aos 19 anos escreveu: "A Revolução Francesa abateu muitos privilégios, despertou oprimidos; não fez mais do que substituir uma classe por outra no domínio. Deixou, contudo, uma grandelição: que os privilégios sociais, sendo produtos da sociedade e não da natureza, podem ser superados. A humanidade necessita de outro banho de sangue para cancelar muitas dessas injustiças".

Gramsci em Turim Vermelha

Em 1911, graças a uma bolsa de estudos, ingressou na Universidade de Turim para fazer o curso de Letras. Na academia entrou em contato com a filosofia de Benedetto Croce e GiovanniGentile, filósofos idealistas (neo-hegelianos) e adversários do positivismo dominante nos meios intelectuais progressistas da Itália do norte. A influência hegeliana podia ser sentida nos trabalhos do jovem Gramsci entre 1914 e 1917. Num artigo, publicado em 1914, afirmou: "Os revolucionários (...) concebem a história como criação do próprio espírito".

O idealismo, antipositivista, se traduziu tambémno famoso artigo sobre a revolução socialista na Rússia. Segundo ele a Revolução Bolchevique era “cimentada mais por ideologia que por fatos”. Ela havia sido uma “revolução contra O Capital de Karl Marx”. Continua ele: “O Capital de Marx era, na Rússia, o livro dos burgueses, mais do que dos proletários. Era a demonstração crítica da fatal necessidade de que na Rússia se formasse uma burguesia, seiniciasse uma era capitalista, se instaurasse uma civilização de tipo ocidental (...). Os fatos superaram as ideologias. Os fatos fizeram explodir os esquemas críticos segundo os quais a história da Rússia deveria desenvolver-se conforme os cânones do materialismo-histórico (...), se os bolcheviques renegam algumas afirmações de Marx de O Capital, não renegam seu pensamento imanente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANTONIO GRAMSCI
  • Antonio gramsci
  • ANTONIO GRAMSCI
  • Antonio Gramsci
  • Antonio gramsci
  • antonio gramsci
  • Antonio Gramsci
  • Antonio Gramsci

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!