ANOVA INTER-SUJEITOS (oneway)

Páginas: 7 (1518 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015

Faculdade de psicologia e ciências da educação da universidade do porto
ANOVA Inter-sujeitos
(One-way)
Estatística II



Docente:

Inês Nascimento


Discentes:












Sabemos que as atitudes para com a estatística contêm uma mistura de medo, de cinismo, de suspeição e de desprezo (Glass & Hopkins, 1984). Estamos cientes de que os dados estatísticos podem ser distorcidos ao ponto de o autorDisraeli afirmar: “Há mentiras, grandes mentiras e estatísticas.” Conhecemos também a definição de Thiers, segundo a qual “a estatística é a arte de definir o que se ignora.”. Bryman e Cramer (1992) reconhecem ter substituído o termo estatística pelo de “análise de dados” no seu livro, devido à aversão que o primeiro destes termos suscita a muitos leitores potenciais. Partilhamos a convicção quea estatística tem um papel importante no desenvolvimento da ciência em geral e da psicologia em particular.
Achámos conveniente definir o conceito de variável. Uma variável é uma propriedade segundo a qual as observações diferem umas das outras. Chama-se valores da variável às diferentes categorias de uma variável, logo, pode assumir vários valores. Distinguem-se ainda, dentro das variáveis, asdependentes e as independentes. As variáveis dependentes são utilizadas para medir resultados, desempenhos, etc. Presumível efeito. Por sua vez, as variáveis independentes dizem respeito a uma variável que influencia as variáveis dependentes. São utilizadas para explicar o resultado das variáveis dependentes. Presumível causa.

ANOVA
A análise de variância ou ANOVA, é uma técnica estatísticausada para determinar se as amostras de dois ou mais grupos surgem de populações com médias iguais. Quando queremos comparar três ou mais grupos independentes ao nível de uma variável dependente intervalar, devemos utilizar a ANOVA Unifatorial (one way) ou ANOVA Inter-Sujeitos. Trata-se de um teste que constitui uma extensão do teste T para amostras independentes. Para esclarecer, o Teste T permiteavaliar a significância estatística da diferença entre duas médias amostrais para uma única variável dependente. Por outras palavras, permite comparar sujeitos de um ou dois grupos.
É pertinente salientar que a designação “Análise de Variância” aplica-se a uma família de testes de diferenças para inter- ou intra- sujeitos, pelo que é necessário, em


cada caso, complementar esta especificação. Nonosso caso, como já foi referido, trata-se da ANOVA inter-sujeitos, procedimento atribuído aleatoriamente na aula, sendo que desenvolveremos, a partir deste facto, dois exercícios cuja resolução passa pelo uso deste procedimento.
Para iniciarmos o nosso trabalho, e após ter sido disponibilizada a base de dados, passámos à recodificação das variáveis, obtendo uma base no SPSS; Comandos SPSS:Transform → compute variable (Anexo 1).
Seguidamente, procedemos à criação de um exercício, cuja resolução implicaria o uso da ANOVA inter-sujeitos (one way).

Exercicio 1:
A questão que colocamos no exercício 1 é a seguinte: Será possível inferirmos que os estudantes de diferentes idades possuem níveis idênticos de satisfação com a vida-Multidimensional (SVM)?

Para este exercício definimos asseguintes variáveis: VD – Satisfação com a vida- Multidimensional e a VI – Idade

As hipóteses estatísticas colocadas são as seguintes:
H0: µ1= µ2= µ3 =µ8
H1: Existe pelo menos uma diferença

Posto isto, concretizámos a verificação da normalidade pelo teste de aderência de Kolmogorov-Smirnov já que N › 30. Comandos SPSS: Analyse → Descriptive Statistics → Explore → Variables → Plots → Normality Plotswith tests.

O passo seguinte foi a realização do teste da homogeneidade das variâncias; Comandos SPSS: Analyse → Compare Means → One Way ANOVA → Fator: idade → Dependent List: SVM → Options → Homogeneity of variance test. Tendo, assim, obtido o seguinte output:







Uma vez que o valor de significância é superior a 0,05, podemos concluir que as variâncias são homogéneas.


O nível de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anova
  • anova
  • Anova
  • Anova
  • ANOVA [
  • Anova
  • Anova
  • ANOVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!