anormalidades

Páginas: 10 (2400 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CECH
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - DPS
Disciplina: Psicologia Geral I Turma: A1 Período: 2010/1
Professor: Dr. Rogério Henriques











RELATÓRIO DO SEMINÁRIO
“ALTERAÇÕES DA CONSCIÊNCIA”




Josefa Gardênia
Luis Eduardo Pina
Ylguém Dória Costa











São Cristóvão – SEJunho 2010
A CONSCIÊNCIA E AS SUAS ALTERAÇÕES

1. DEFINIÇÕES

A palavra consciência deriva dos termos latinos: cun (com) e scio (conhecer). Segundo Dalgalarrondo (2000, p.63) o referido termo refere-se á idéia de conhecimento compartilhado com o outro ou consigo mesmo.
Mediante tal idéia, pode-se atribuir outras definições para o termo em questão:
NEUROPSICOLÓGICA: Refere-se ao sentido deestado vigil. Ou seja, o estado de estar desperto, acordado e lúcido;
PSICOLÓGICA: Refere-se à capacidade de o indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os seus objetos;
ÉTICO-FILOSÓFICO: Diz respeito à capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades a essa ética.

2. ESTADOS DE CONSCIÊNCIA

BASTOS (2000, p.93) define o estado de consciênciacomo: “[...] o todo momentâneo das atividades mentais ou o conjunto dos rendimentos psíquicos num dado instante.”
O referido autor destaca que como o estado de consciência “engloba todas as funções psíquicas, nenhum sintoma psicopatológico tem valor em si mesmo na decorrência de uma redução da consciência.” (op. cit)

3. O SISTEMA ATIVADOR RETICULAR ASCENDENTE – SARA

BASTOS (idem) afirmaque o estado de vigília ocorre quando há uma estimulação constante do córtex cerebral através dos impulsos sensoriais aferentes pelo SARA.
SARA – Sistema Ativador Reticular Ascendente







O sistema SARA tem origem na formação reticular do cérebro que é constituída por uma densa rede de neurônios que se encontram na zona ventral média do bulbo e do mesencéfalo.
Eletrofisiologicamenteatuam na formação reticular, em sentido ascendente, um conjunto de células que conduzem informações através do diencéfalo, sobre o córtex cerebral. Em sentido contrário (descendente), as referidas informações atuam sobre os sistemas sensitivos motores da medula espinhal. Assim sendo, as distintas vias sensoriais dirigem seus impulsos desde os órgãos sensoriais ao córtex, tendo por via a mesmaformação reticular.
Constitui-se, dessa forma, o Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA) que é o fundamento do sistema de vigília. Dessa forma, como afirmou Bastos (op. cit.), as percepções apenas se tornam conscientes quando o córtex é estimulado por impulsos contínuos procedentes da formação reticular.
Por tal razão, Dalgalarrondo (2000, p.63 e 64) afirma que as neuropsicopatologias daconsciência ocorrem quando as “Lesões ou disfunções no SARA produzem alteração do nível de consciência e prejuízo a todas as funções psíquicas.”

4. O INCOSCIENTE E SUAS CARACTERISTICAS

Dalgalarrondo (op cit.) apresenta um definição de inconsciente usando a seguinte citação de Machado de Assis (Cônego ou Metafísica do Estilo, em Várias histórias, 1896):

“Agora, porém, o caminho é escuro.Passamos da consciência para a inconsciência, onde se faz a elaboração confusa das idéias, onde as reminiscências dormem ou cochilam. Aqui pulula a vida sem formas, os germes e os detritos, os rudimentos e os sedimentos; é o desvão imenso do espírito.”

Mediante tal idéia, o referido autor propõe-nos as seguintes classes do inconsciente:

4.1. Verdadeiro: É incapaz de consciência. Também seencontra inacessível à evocação voluntária. Ele só se revela por meio de seus ‘subprodutos’ que, segundo Freud, são: sonhos, atos falhos, chistes ou sintomas neuróticos.
4.2. Pré-consciente: É composto de representações ou por idéias que esquecemos, mas que podemos evocar voluntariamente.
Em seguida, o referido autor, apresenta as seguintes características funcionais do inconsciente:
4.1.1....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anormalidades
  • Anormalidade
  • Normalidade e anormalidade
  • Anormalidades mitocondriais
  • Visão e suas anormalidades
  • anormalidades cromossomicas
  • normaalidade e anormalidade
  • Normalidade E Anormalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!