Anlise Geoestrategica do mercado uruguaio

1052 palavras 5 páginas
Análise Geoestratégica do mercado alvo: Uruguai
Geografia do Uruguai
O Uruguai localiza-se no sudeste da América do Sul, tem uma área de 176.215 km2.. O país possui fronteiras ao norte e a nordeste com o Brasil (por quase mil quilômetros, com o Estado do Rio Grande do Sul); a oeste, o Rio Uruguai traça a fronteira com a Argentina.
O clima é temperado e variável, com freqüentes mudanças de temperatura. A temperatura média do país no verão é de 22ºC e no inverno é de 13ºC.
(Fonte: http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/Publicacoes/ComoExportar/CEXUruguai.pdf)
População
Segundo dados do site Brasilglobalnet “A população total do Uruguai é de 3,31 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) para 2006, 92% dos quais vivem na área urbana e 8% na área rural. A densidade demográfica é de 18,8 habitantes por quilômetro quadrado. Cerca de 90% dos habitantes é de origem européia (espanhola e italiana sobretudo). O crescimento demográfico de 5,4% ao ano é um dos mais baixos da América Latina. A expectativa de vida ao nascer é de 75,6 anos para homens e 79,4 anos para mulheres, uma das mais altas da América do Sul.
O idioma oficial do país é o espanhol, falado pela totalidade da população; a principal religião é a católica, à qual pertencem, segundo pesquisa de opinião, cerca de 56% da população. O Uruguai é um Estado laico, onde a Igreja está separada do Estado desde a segunda década do século XX.”
(Fonte: http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/Publicacoes/ComoExportar/CEXUruguai.pdf)

Centros Urbanos e Nível de Vida
De acordo com o site Brasilglobalnet.gov.br “Montevidéu é o principal centro administrativo, comercial, industrial e financeiro do país, onde se concentra mais de 40% da população. Conta, ainda, com o mais importante aeroporto internacional do Uruguai e com o principal porto. Outras cidades importantes do país são Salto, Paysandú, Rivera, Colonia, Maldonado – Punta del Este e Las Piedras.”

(Fonte:

Relacionados