Angiosperma e gimnorperma

1205 palavras 5 páginas
As angiospermas são comumente conhecidas como plantas floríferas que pode ser claramente distinguidas das gimnospermas por certas características. As gimnospermas são o que podemos chamar de ancestrais das plantas com flores que eram conhecidos de existir 140 milhões de anos.
A palavra gimnosperma é derivada do gymnospermos palavra grega que significa “semente nua”. A principal diferença entre angiospermas e gimnospermas é o tipo de sementes. As sementes das angiospermas são colocadas dentro de uma fruta e as gimnospermas possuem sementes nuas.
Embora as diferenças sejam bastante evidentes, elas possuem também diversas semelhanças entre si:
- Ambas são capazes de produzir pólen para a fecundação através de um tubo polínico. No entanto, as gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento.
-O esporófito das angiospermas e gimnospermas é diferenciado em raiz, caule e folhas.
- Angiospermas e gimnospermas têm vasos e células. O sistema vascular é comum a ambos constituídos de conjunto e feixes vasculares.
- Poliembrionia, uma característica comum das gimnospermas é também comum em algumas angiospermas e um suspensor é formado durante a fase de desenvolvimento do embrião.
As Gimnospermas são terrestres e preferem viver em ambientes temperados ou frios. Eles são capazes de produzir sementes, compreendendo plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes. As gimnospermas não produzem frutos, e com isso, as sementes apresentam "expostas" ou "nuas", por isso é chamada de gimnospermas "sementes nuas".
A planta é constituida por raizes, caule e folhas, contendo ramos reprodutivos que são chamados de estróbilos. Os estróbilos são masculino ou feminino, ou seja, é unissesxuados.

A reprodução das Gimnospermas:

Vamos pegar o exemplo dao pinheiro-do-paraná, ela é uma planta dióica, ou seja, possuem os dois sexos masculino e feminino. Quando eles ficam maduros, os cones masculinos liberam micrósporos (esporos pequenos) que são chamados também de

Relacionados