Angina

Páginas: 5 (1056 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013

ÍNDICE

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................03
1.1 Conceito ...................................................................................03
1.2 Angina estável ..........................................................................03
1.3 Angina instável..........................................................................03
1.4 Causas ......................................................................................04
1.5 Tratamento ...............................................................................04
1.6 Farmacologia ............................................................................05
REFERÊNCIAS.................................................................................06
















1. EMBASAMENTO TEÓRICO

1.1 Conceito

Angina é um sintoma doloroso, caracterizado por dor intermitente no peito ou desconforto, que ocorre quando o músculo cardíaco não está recebendo a quantidade adequada de sangue e, conseqüentemente, de oxigênio necessário para o seu funcionamento. (Cardiologia Knobel 2010)

1.2 Angina estável

É a maiscomum e ocorre quando o coração trabalha de forma mais intensa que o habitual. Quando, por exemplo, existe uma obstrução da artéria coronária e redução do fluxo de sangue para o músculo cardíaco, se a pessoa fizer um esforço maior, esta quantidade de sangue pode não satisfazer as necessidades de oxigênio do coração, desencadeando a dor. Após vários episódios, é possível reconhecer esse padrão deangina e prever quando ocorrerá nova crise, como ao subir dois lances de escada. 
Estresse emocional, exposição ao calor ou frio, refeição abundante e fumo também podem desencadear a angina. A dor costuma desaparecer pouco tempo depois do descanso ou após o uso de medicamentos vasodilatadores, como os nitratos sublinguais. (Cardiologia Knobel 2010)

1.3 Angina instável

É mais perigosa e requertratamento de urgência, pois pode ser o prenúncio de um ataque cardíaco. Diferentemente da angina estável, esse tipo de dor não segue um padrão. Pode acontecer em repouso, após qualquer esforço físico ou situação de estresse e não é aliviada com repouso. 
 

Não é tão freqüente e ocorre geralmente durante o repouso. A dor pode ser intensa e aparecer no fim da noite ou começo da manhã. Muitasvezes, ocorre sempre no mesmo horário. A exposição ao frio, ao estresse emocional, a medicamentos que causam constrição das artérias, ao fumo ou uso de cocaína podem ser fatores precipitantes e causadores deste tipo de angina. Em geral, é aliviada com medicação vasodilatadora. Diferentemente dos outros tipos de angina, esta ocorre devido a um espasmo (contração) da artéria. (Cardiologia Knobel 2010)1.4 Causas

A angina de peito ocorre quando o músculo cardíaco (miocárdio), não recebe uma quantidade suficiente de sangue e oxigênio. Este processo é chamado de isquemia miocárdica ou isquemia coronariana. Esta deficiência de oxigenação pode ser fruto de um aumento das suas necessidades, por uma diminuição da oferta, ou ainda, por ambos os mecanismos. As necessidades de oxigênio do coração sãodeterminadas pelo seu grau de esforço, isto é, pela freqüência e a intensidade dos batimentos cardíacos. O esforço físico e as emoções aumentam o trabalho cardíaco e a demanda de oxigênio por parte do coração.
Artérias que apresentam algum estreitamento ou obstrução, onde o fluxo sangüíneo para o miocárdio não pode ser aumentado para suprir uma maior necessidade de oxigênio, podem ocasionarcrises de angina do peito. A principal causa da angina do peito é a doença arterial coronariana, ou seja, a presença de placas de gordura (ateromas) na parede das artérias do coração. A angina do peito pode ser decorrente de outras causas, incluindo a cardiopatia hipertensiva (doença cardíaca causada pela hipertensão arterial) e as doenças das válvulas cardíacas, especialmente o estreitamento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Angina
  • angina
  • Angina
  • Angina
  • Angina
  • Angina
  • anginas
  • Angina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!