Angina

Páginas: 4 (805 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
ANGINA

Definição:
A angina, também denominada angina pintores, é uma dor torácica transitória ou uma sensação de pressão que ocorre quando o miocárdio não recebe oxigênio suficiente. Asnecessidades de oxigênio do coração são determinadas pelo grau de intensidade de seu esforço, isto é, pela rapidez e pela intensidade dos batimentos cardíacos.

O esforço físico e as emoções aumentam otrabalho cardíaco e, consequentemente, aumentam a demanda de oxigênio do coração. Quando as artérias apresentam estreitamento ou obstrução de modo que o fluxo sanguíneo ao músculo não pode ser aumentadopara suprir a maior demanda de oxigênio, pode ocorrer uma isquemia, acarretando dor

Fisiopatologia:
Geralmente, a angina é resultante da doença arterial coronariana. Algumas vezes, no entanto,ela é decorrente de outras causas, incluindo anormalidades da válvula aórtica, especialmente a estenose aórtica (estreitamento da válvula aórtica), a insuficiência aórtica (escape da válvula aórtica) ea estenose subaórtica hipertrófica.

Como a válvula aórtica encontra-se próxima à entrada das artérias coronárias, essas anormalidades reduzem o fluxo sanguíneo através das artérias coronárias. Oespasmo arterial (constrição súbita e transitória de uma artéria) também pode causar angina e a anemia grave pode reduzir o aporte de oxigênio ao miocárdio, desencadeando um episódio de angina. Sinais e sintomas:
Em todos os indivíduos com isquemia apresentam angina. A isquemia sem angina é denominada isquemia silenciosa. Os médicos não compreendem a razão pela qual a isquemia algumas vezes ésilenciosa. Mais comumente, uma pessoa sente a angina como uma pressão ou uma dor sob o esterno (osso localizado na região central do tórax). A dor também pode atingir o ombro esquerdo ou irradiarsepela face interna do membro superior, pelas costas, pela garganta, pelo maxilar ou pelos dentes e, ocasionalmente, pelo membro superior direito. Muitos indivíduos descrevem a sensação mais como um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Angina
  • angina
  • Angina
  • Angina
  • Angina
  • Angina
  • Angina
  • anginas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!