Psicologia Ambiental

Páginas: 3 (618 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE - UNI-RN
Curso de Psicologia
Psicologia Ambiental


Palestra: Conceitos, Saberes e Multidisciplinaridade
Palestrante: Catarina Santos

APsicologia Ambiental foi criada para atuar nas variáveis físicas do ambiente (território, lugar, espaço, etc...) e explicar alguns fenômenos psicológicos decorrentes destas variáveis. Falar sobre esse modelode Psicologia implicará em múltiplas facetas. Em sua experiência de 1 ano morando em Barcelona, a palestrante Catarina mergulhou nos estudos relacionados a esse modelo de Psicologia.
Em seus estudose vivências Catarina conseguiu observar que muitas especialidades agrupam a Psicologia Ambiental e que o mais importante, cada pessoa terá uma vivência pessoal com determinado ambiente.
O importantedesse trabalho foi a observação de como era organizada as ações dentro dessa perspectiva, era um trabalho multidisciplinar, com pesquisa – ação, percepções de espaços híbridos, conceitos pós-modernos,transformação social e percepção ambiental. Observou também a mudança da modalidade urbana, o espaço pode ter o poder de nos tocar psicologicamente, ou seja, atribuir uma “visão” mais agradável, emBarcelona isso foi muito observado, principalmente com o intuito de transformação social, psicológica e política.
Catarina vem falar também sobre a influência das pessoas na construção do ambiente, doempoderamento social, como podemos transformar e sermos agentes transformadores, portanto, o conhecimento e o poder da informação é um dos quesitos de grande valia que o ser humano poder adquirir,para que assim sejamos agentes dessas transformações.
Sendo assim o papel dos orientadores de Catarina em Barcelona enfatizou bastante o papel da interdisciplinaridade e o trabalho em equipe para que ofazeres se tornassem solidários.
Outro ponto trazido a nós pela palestrante foi relacionado várias áreas atuantes dentro da Psicologia Ambiental e uma das áreas significantes foi a Psicologia da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia ambiental
  • Psicologia ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • Psicologia Ambiental
  • psicologia ambiental
  • Psicologia ambiental
  • PSICOLOGIA AMBIENTAL
  • Psicologia Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!