Andre Lima

Páginas: 2 (313 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
Tema 01 - Consenso de Washington:
- Neoliberalismo: princípios fundamentais.
- Reflexos no Brasil contemporâneo: aspectos positivos e negativos.
- O neoliberalismo e a estrutura econômicainternacional atual: situação no Brasil; reflexos para o Comércio Exterior.


Consenso de Washington:
- Neoliberalismo: princípios fundamentais:
Reunidos na capital americana em novembro 1989 noInternational Institute for Economy, funcionários do governo dos EUA, dos organismos internacionais e economistas latino-americanos discutiam um conjunto de reformas essenciais para que a América Latinasuperasse a crise econômica e retomasse o caminho do crescimento.

O diagnóstico era tenebroso: dívida externa elevada, estagnação econômica, inflação crescente, recessão e desemprego.

As conclusõesdesse encontro passaram a ser denominadas informalmente como o Consenso de Washington, expressão atribuída ao economista inglês John Williamson.

Longe de ser uma tese conspiratória do governonorte-americano, do Banco Mundial ou do FMI, o consenso representava uma corrente de pensamento na defesa de um conjunto de medidas técnicas em favor da economia de mercado, que visavam, em tese, arecuperação econômica dos países latino-americanos.

Denominadas "neoliberais", essas medidas foram aplicadas inicialmente no programa de governo de Margareth Thatcher, a partir dos anos 80. Tendo comoeixo central o combate ao poder dos sindicatos e a redução do papel do Estado na economia (Estado mínimo), empregou-se o receituário neoliberal: privatização das empresas estatais, flexibilização dalegislação trabalhista, redução da carga fiscal e abertura comercial.

Passadas quase duas décadas dessa prescrição amarga, o Brasil e a América Latina não viram cumprir a expectativa de crescimentoeconômico. Ao contrário, as conseqüências continuam danosas: o desemprego aumentou, os salários foram drasticamente reduzidos e a riqueza se concentrou ainda mais. Nosso Estado "minimizado" tornou-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Andre
  • andre
  • andré
  • André
  • Andre
  • andre
  • Andre
  • andre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!