Anderson, Pery - Balanço do Neoliberalismo

696 palavras 3 páginas
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. pp. 09-23 Neste texto o autor trata do contexto histórico do surgimento e evolução mundial do neoliberalismo até a hegemonia. Faz um balanço sobre o cumprimento das promessas feitas pelos idealizadores dessa política econômica.
Concebido logo após II Guerra Mundial, na Europa e EUA, onde imperava o capitalismo, como reação teórica e política contra o Estado do bem estar social. Seu texto de origem é o Caminho da Servidão de Friedich Hayek, escrito em 1944. Hayek considera o Estado intervencionista e promotor do bem estar social, como ameaça à liberdade econômica e política.
Em 1947, na Suíça, Hakey realizou uma reunião que fundaria a Sociedade de Mont Pélerin, com o propósito de combater o Keynisianismo e o solidarismo e preparar as bases para um capitalismo mais duro e livre de regras.
Nas dec. De 50 e 60 capitalismo vivia sua idade de ouro, e somente com a chegada da crise na dec de 70, quando todo o mundo capitalista caiu em longa e profunda depressão, as ideias neoliberais começaram a ganhar força. Os neoliberalistas afirmavam que as raízes da crise estaria no poder dos sindicatos que ao pressionarem Estado e capital, acabavam por corroer as bases de acumulação capitalista, destruindo os níveis de lucros necessários das empresas, além dos altos gastos sociais exigidos do Estado.
Defendiam a desigualdade como valor positivo, a manutenção da taxa natural de desemprego, o Estado mínimo em relação a gastos sociais e quanto a intervenção na economia. O Estado deve ter como foco principal a estabilidade monetária. Reformas fiscais seriam imprescindíveis para incentivar os agentes econômicos, e uma das providências seriam as reduções de impostos sobre altos rendimentos.
A corrente neoliberalista assegurou que aplicando-se essa política econômica, as economias

Relacionados

  • Pol Tica Tribut Ria E Meio Ambiente
    44796 palavras | 180 páginas
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos
    60465 palavras | 242 páginas
  • Na mata o sabiá
    131031 palavras | 525 páginas