Anarquismo

Páginas: 2 (386 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Anarquismo:
Anarquia é uma palavra de origem grega onde an é um prefixo de negação e arke significa autoridade. É o nome que se dá a um princípio ou à teoria de vida e à conduta que concebe umasociedade sem governo, onde se obtêm a harmonia, não por submissão à lei, nem obediência à autoridade, mas pelos livres acordos estabelecidos entre os diversos grupos, livremente.
Origens doanarquismo:
Não há consenso entre os historiadores sobre as origens da ideologia anarquista. Mas é possível afirmar que alguns pensadores e teóricos influenciaram decisivamente o conteúdo da ideologiaanarquista. Como por exemplo o inglês William Godwin, que em 1793 publicou o livro "Indagação relativa à justiça política", o francês Pierre-Joseph Proudhon, que em 1840 publicou "Que é a propriedade?", e oalemão Max Stirner, que publicou "O indivíduo e sua propriedade".
O anarquismo influenciou importantes movimentos sociais no transcurso do século 19 até a metade do século 20.
Movimentos anarquistasA crítica da propriedade privada e do Estado burguês feita pelos ideólogos anarquistas resultou no desenvolvimento do trabalho de conscientização e mobilização das massas proletárias (ou seja, ooperariado). Em muitos aspectos, a ideologia anarquista se assemelhava à ideologia socialista , por conta disso, durante décadas os anarquistas e os comunistas se aliaram na organização dos movimentosrevolucionários.
Na Europa do século 19, destacou-se o trabalho do intelectual e revolucionário russo Mikhail Bakunin, responsável pela sistematização de muitos princípios, ideias e valores que vãocompor a ideologia anarquista. Bakunin inspirou inúmeros movimentos anarquistas por todo o continente.
Anarquismo no Brasil
No Brasil, a ideologia anarquista foi introduzida pelos imigrantes europeus,principalmente os italianos e espanhóis. Os anarquistas foram os responsáveis pela organização dos primeiros movimentos operários e sindicatos trabalhistas autônomos. Eles lideraram as greves de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!