NG5 CLC DR2

684 palavras 3 páginas
Formando: Sérgio Alexandre Loureiro da Rocha Nº29
Turma
2EFA TELE
Sociedade, Tecnologia e Ciência
UC 5
Tecnologias de Informação e Comunicação
Micro e Macroeletrónica
DR
2
O Sistema Binário

Código Binário

O sistema numérico binário moderno foi documentado de forma abrangente por Gottfried Leibniz no século XVIII no artigo Explication de l'Arithmétique Binaire.

Em 1854, o matemático britânico George Boole publicou um artigo apresentando em detalhe o sistema lógico que se tornaria conhecido como Álgebra Booleana. O seu sistema lógico tornou-se essencial para o desenvolvimento do sistema binário, particularmente na aplicação a circuitos eletrónicos.
Em 1937, Claude Shannon produziu a sua tese no MIT que implementava Álgebra Booleana e aritmética binária utilizando circuitos elétricos pela primeira vez na história. Intitulada A Symbolic Analysis of Relay and Switching Circuits, a tese de Shannon praticamente fundou o projeto de circuitos digitais.

O sistema binário (ou de base 2), é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números: zero (0) e um (1).
Os computadores trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term).
Toda a electrónica digital e computação está baseada neste sistema binário (dois dígitos ou dois estados: sim ou não, falso ou verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado ou desligado) e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos eletrónicos digitais (portas lógicas) os números, letras e realizar operações lógicas e aritméticas.

Binários e Decimais

Dado um número binário, para expressá-lo em decimal, deve-se escrever cada

Relacionados

  • CLC Apresentação pública
    500 palavras | 2 páginas