Analista

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
NOME
NOME
NOME
NOME

Orientador: Profª NOME NOME


RESUMO

Este artigo tem a finalidade de descrever a evolução histórica de treinamento e desenvolvimento de pessoas levando ao profissional atual. Destinado ao profissional recursos humanos. Apresentar-se-ão etapas evolutivas de aperfeiçoamento de técnicas de treinamento edesenvolvimento e será finalizado com a contribuição de Chiavenato.

Palavras Chave: Treinamento; Desenvolvimento; Evolução.




1 INTRODUÇÃO

A introdução deve ter (20 linhas – alguém complementa????)
O processo de desenvolvimento de habilidades e treinamento passou por diversas modificações e melhorias ao longo do tempo e das necessidades impostas. Na evolução do treinamento fica claro que,todos nós, temos que ter um treinamento para desenvolver qualquer atividade e isso também não é diferente no trabalho. Vamos aqui, desde os primórdios da humanidade, passando por Taylor e Fayol até a gestão por competências e desenvolvimento do capital intelectual


2 SEÇÃO PRIMÁRIA

Treinamenoto a aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional oudo ensino de habilidades práticas relacionadas à competências úteis específicas.
(NÃO ENTENDI COMO PREENCHER ISSO)
1Graduanda do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade /2013S2/RA: 8294
2Graduando do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade /RA: nº
3Graduando do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade RA: nº
4Professor Especialista do Curso de Gestão deRecursos Humanos da
3. PROCESSO HISTÓRICO

(Aqui precisa de mais uma direta e uma indireta - citação)
De acordo com Pontual (1980), o tema é dividido em cinco fases, mas que, ainda sim é muito difícil traçar, dentro de padrões cronológicos ou menção de fatos, a evolução histórica do treinamento. Essas fases são: Subdesenvolvimento; Em desenvolvimento; Após o início da industrialização;Industrialização avançada; Pós-industrialização.

3.1. Origem na Caça
Desde a pré-história os seres humanos já treinavam suas habilidades. A caça e a pesca eram aprendidas e repassadas aos mais novos e se desenvolviam como forma de manter a sobrevivência
Aqui precisa de mais uma citação)

3.2. Evolução Manual
Foi desenvolvida com a finalidade de capacitar a mão-de-obra e era o meio utilizado pelosantigos artesãos para passar seus conhecimentos para os aprendizes. A partir da Revolução Industrial o treinamento transformou-se em um meio de adaptação, dos operários para a utilização de máquinas para a produção em massa, isso se comprova, pois o treinamento passa a ser necessário para o desenvolvimento de tarefas mais especializadas, conforme descreve Oliveira e Vanalle (1999).

3.3.Revolução Industrial
Para que seja possível desenhar o processo de evolução de treinamento e desenvolvimento de pessoas faz-se necessário mencionar a revolução industrial. Com a maquino fatura, a divisão do trabalho funcionava na base do parcelamento de tarefas, da fragmentação de operações. Não se precisava mais de trabalhadores altamente qualificados, por esse motivo apenas um treinamento rápidocapacitava um substituto a ocupar um posto de trabalho.
Taylor teorizou isto colocando de um lado a concepção e o controle do trabalho e de outro a sua execução, quer dizer, fazendo uma clara separação entre duas funções que antigamente eram do artesão: executar e controlar/organizar o próprio trabalho.

“No velho estilo da empresa tradicional, o treinamento era entendido como o desenvolvimento de umprocesso senso motor, ou, mais especificamente, um processo de desenvolvimento das aptidões do indivíduo para execução de determinada tarefa ou atividade profissional definida. Isto significa que a função de treinamento se limitava a desenvolver no homem a destreza do manuseio das ferramentas e dos materiais, e o conhecimento das máquinas e das operações. 0 interesse do treinamento, dentro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analistas
  • Analista
  • analista
  • analista
  • Analista
  • Analista
  • analista
  • analista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!