coloides

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Propriedades Coligativas
INTRODUÇÃO
Propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem apenas do número de partículas dispersas na solução, independentemente da natureza dessas partículas.
Propriedade Coligativa Estudada pela
Diminuição ou abaixamento da pressão máxima de vapor do solvente Tonoscopia ou tonometria
Aumento ou elevação da temperatura de ebulição do solventeEbulioscopia ou ebuliometria
Diminuição ou abaixamento da temperatura de congelação do solvente Crioscopia ou criometria
Pressão osmótica Osmoscopia ou osmometria
PRESSÃO
Pressão máxima de vapor de um líquido puro
Pressão ou (tensão) máxima de vapor de um líquido é a pressão exercida por seus vapores (vapores saturados) quando estes estão em equilíbrio dinâmico com o líquido.
Formaçãodos vapores de água (Foto: Colégio Qi)
Vale lembrar que, quanto maior for a pressão máxima de vapor de um líquido, maior será sua tendência a evaporar ou dizemos, ainda, que o líquido é mais volátil.
Influência da Temperatura na pressão máxima de vapor
Quando elevamos a temperatura, as partículas do líquido ficam mais agitadas; consequentemente, o liquido evapora mais intensamente, aumentandosua pressão de vapor.
Propriedades Coligativas (Foto: Colégio Qi)
Influência da natureza do líquido
Líquidos mais voláteis do que a água, como o álcool comum, o éter comum, etc., evaporam-se mais intensamente, resultando maiores pressões máximas de vapor à mesma temperatura. Logo, as curvas desses líquidos estarão, acima da curva de pressão máxima de vapor da água. O inverso ocorrerá comlíquidos menos voláteis do que a água (como, por exemplo, querosene, óleos vegetais e minerais, etc.).
A maior ou menor pressão de vapor de um líquido depende das forças de intermoleculares. Forças intensas, como as pontes de hidrogênio, “prendem” fortemente as moléculas umas às outras e, em consequência, tornam o líquido menos volátil — isto é, com menor pressão de vapor, como é o caso da água.Forças pouco intensas, como as de Van der Waals, unem fracamente as moléculas umas às outras, tornando o líquido mais volátil — é o caso do éter comum.
Propriedades Coligativas (Foto: Colégio Qi)
Influência da quantidade de líquido ou de vapor presentes
É interessante notar que a pressão máxima de vapor de um líquido, a uma dada temperatura, não depende das quantidades de líquido e de vaporpresentes, por exemplo, em um isqueiro a gás — o nível do líquido vai baixando com o uso; entretanto, enquanto houver líquido no interior do isqueiro (mesmo que seja em quantidade mínima), a pressão ali se mantém constante.
EBULIÇÃO
Ebulição dos Líquidos Puros
O fenômeno físico onde uma substância passa do estado líquido para gasoso é a vaporização e pode ocorrer de duas maneiras:
- porevaporação, que é uma vaporização calma e ocorre somente na superfície do líquido;
- por ebulição, que é uma vaporização turbulenta, com a formação de bolhas em todo o interior do líquido.
(Foto: Colégio Qi)
Para que a ebulição aconteça, é necessário que a pressão do vapor (p0) existente no interior de cada bolha seja igual ou superior à pressão externa. Ora, a pressão externa sobre a bolha é dadapela soma da pressão atmosférica com a pressão da camada líquida acima da bolha. Uma vez que esta última é desprezível, podemos dizer que: “um líquido entra em ebulição quando a pressão máxima de seus vapores (p0) torna-se igual à pressão externa — que, no caso de um recipiente aberto, é a pressão atmosférica local”.
A influência da pressão externa na temperatura de ebulição
A pressão atmosféricavaria de acordo com a altitude. Com o aumento da altitude, a pressão atmosférica e o ponto de ebulição diminui, causando a diminuição da pressão de vapor.
Em locais onde há menos pressão atmosférica, a água ferve mais rápido. As moléculas escapam do líquido com mais facilidade.
Em lugares de grande altitude, as substâncias entram em ebulição a temperaturas mais baixas que ao nível do mar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colóides
  • Colóides
  • coloide
  • coloides
  • coloides
  • Colóides
  • COLÓIDES
  • Coloides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!