Analise politica economica atual situa o brasileira

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Matriz de atividade individual*


Módulo: IV
Fórum: Atividade Inddividual
Título: Análise das Políticas Econômicas na atual situação brasileira
Aluno:
Disciplina: Finanças Internacionais e Politica Macro Econômica.
Turma: MBA FINANÇAS
Introdução

Tendo em vista as recorrentes crises financeiras, tem-se discutido sobre as medidas econômicas cabíveis para atenuar o negativo cenário brasileiroatual.

A instabilidade econômica, causada principalmente por medidas políticas visando resultados em curto prazo, não estabelece um alicerce econômico equilibrado, tornando-se imprevisível o rumo da economia brasileira.

Dentre essas medidas políticas adotadas, para enfrentar a inflação, decide-se por aumentar a taxa de juros, o que atrai os investidores internacionais. Como consequência tem-se umexcessivo ingresso de investimento estrangeiro, o que pode gerar bolhas nos preços dos ativos financeiros e apreciar a moeda doméstica demasiadamente.

Este trabalho visa analisar as políticas que podem ser implementadas para ajustar a economia, no que tange ao uso de controle de capitais.


Impostos com alíquota grande para entrada de capitais

A literatura econômica tem discutido cada vez maissobre o impacto negativo causado pelos fluxos irrestritos de capitais nos países emergentes.

Segundo MUNHOZ e BORGES, 2010, o excesso de capitais nestes países, principalmente no Brasil, pode gerar bolhas nos preços dos ativos financeiros e apreciar a moeda doméstica demasiadamente.


Assim, o controle de capitais pelos países em desenvolvimento é desejável, sob certas circunstâncias. Trata-sede uma afirmação nova, uma vez que parte de uma instituição que tradicionalmente advoga a favor da plena abertura da conta de capitais.

Segundo o mesmo autor, “Dada a enorme atratividade do seu mercado financeiro e o contexto de liquidez internacional pós-crise, o Brasil vem apertando a taxação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como medida para conter a enxurrada de capitaisestrangeiros.” (MUNHOZ e BORGES, 2010).

No entanto, o autor conclui que a medida não trouxe resultados significativos para reduzir o montante do fluxo de capitais direcionado nem para mudar a taxa real de cambio, tampouco contribuiu para o aumento do prazo de investimento dos capitais estrangeiros no país.



Barreiras quantitativas para filtrar ou impedir a entrada de capitais


Segundo WELLTON, 2012,“Mais recente tentativa do Brasil em lidar com a chamada “guerra cambial”, o reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado na entrada de capitais estrangeiros é considerado paliativo por diversos economistas. Para professores de economia ouvidos pela Agência Brasil, o controle direto sobre a entrada de capitais especulativos no país seria a melhor ação para conter a valorização doreal.”

Os especialistas divergem em relação ao momento em que a medida deveria ter se iniciado. Eles, no entanto, ressaltam que o controle de capitais é mais eficaz do que a redução dos juros ou a taxação de operações cambiais para que o Brasil possa fazer frente aos países desenvolvidos, que, na avaliação do governo brasileiro, ameaçam a competitividade dos países emergentes com medidas de políticamonetária.



O governo vem adotando medidas que incluem tanto mudanças no IOF quanto operações de compra de dólares no mercado financeiro brasileiro de forma a reforçar as reservas internacionais mantidas no Banco Central e enxugar o excesso da moeda norte-americana em circulação.

MUNHOZ e BORGES, 2010, registram as seguintes possíveis habilidades referentes à eficácia de controles de capitais:“1) limita influxos de capitais; 2) muda a composição dos fluxos (especialmente, pelo direcionamento rumo a passivos de longo prazo); 3) aliviam pressões da taxa de câmbio real; e 4) geram maior independência para política monetária através da junção entre a taxa de juros doméstica e internacional. Neste sentido, controles de capitais são impostos com base em quatro medos: de apreciação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Situa Ao Politica Atual No Brasil
  • Politica Brasileira Atual
  • A Atual Conjuntura Politica Brasileira
  • A reforma política atual brasileira
  • Politica Econômica Brasileira
  • Politica economica brasileira
  • As oscilações da política econômica brasileira
  • RELA O ENTRE SITUA O POLITICA E ECONOMIA BRASILEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!