Analise dos personagens - a hora da estrela - clarice lispector

Páginas: 4 (926 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A Hora Da Estrela (Clarice Lispector) – Análise dos Personagens

Rodrigo S. M. é o narrador do livro, mas acaba se tornando um dos personagens, pois constantemente invade o rumo da história áprocura da verdade, das respostas, do sentido de ser, a vida na morte e a morte na existência, questiona o seu modo de escrever, reflete sobre a própria existência, e em muitos momentos afirma escreverpara não morrer, à procura de uma resposta sobre si mesmo. Rodrigo S. M. se considera um homem desonesto, pois tem mais dinheiro do que os que passam fome. Também afirma não ter classe social, pois aclasse alta o vê como um monstro esquisito, a média com desconfiança e a classe baixa nunca o vê. Critica o modo que Macabéa, uma nordestina que ele avistou de relance em uma rua do Rio de Janeiro, vivesua vida medíocre. No livro, o narrador afirma ter raiva de Macabéa, pois ela faz com que ele perceba o horror da vida e também, diferente dele, ela é burra e não questiona nada a sua volta. Apesardisso, algumas vezes o narrador se contradiz ao afirmar que ele é o único que se importa com a nordestina, demonstrando estar apaixonado pela personagem. Ao decorrer do livro, o narrador cria umenredo, mas ao mesmo tempo, afirma não ter conhecimento sobre o que irá escrever e se desespera por a historia ser simples demais.

“... Por isso não sei se minha história vai ser – ser o quê? Não sei denada, ainda não me animei a escrevê-la. Terá acontecimentos? Terá. Mas quais? Também não sei. Não estou tentando criar em vós uma expectativa aflita e voraz: é que realmente não sei o que me espera,tenho uma personagem buliçoso nas mãos e que me escapa a cada instante querendo que eu o recupere...” (2° Parágrafo - Pág 22)

Macabéa é uma nordestina alagoana de dezenove anos, feia, pobre,magra, virgem, inócua, que cheira mal e que passa a morar no Rio de Janeiro. Órfã de pai e mãe, sem lembrança alguma de seu nascimento ou do que seja uma família, foi criada por uma tia devota que sentia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Hora da Estrela
  • Analise topográfica da obra de Clarice Lispector, A Hora da Estrela
  • Análise crítica do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector
  • Análise literária da obra A hora da estrela de Clarice Lispector
  • A Hora da Estrela-Clarice Lispector .PDF
  • A Hora Da Estrela Clarice Lispector 3
  • Resenha de A hora da estrela
  • Resenha A Hora da Estrela de Clarice Lispector

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!