analise de Dupont

Páginas: 10 (2392 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
Analise Dupont
Antes aplicar estes conceitos a seu negócio ou investimento, tenha em mente que o fato das demonstrações financeiras estarem auditadas garantem uma fidedignidade às suas conclusões.
Quando buscamos entender os indicadores de Análise Fundamentalista, é importante começar a fazer relação entre eles. Entre todos existentes, temos um bastante importante, conhecido pela sigla ROE.ROE é o retorno sobre o investimento, é o Return on Equity, o retorno sobre um patrimônio líquido. Esse indicador orienta ao conhecimento de quanto o investimento alvo (neste caso, a empresa) rende em determinado espaço de tempo (geralmente um ano) em relação ao capital investido. Para a análise em empresas, é o lucro em relação ao dinheiro colocado no negócio por sócios.
Unindo a relação entreindicadores e a importância do ROE, falarei a respeito de uma análise que detalha o entendimento sobre como o retorno de um negócio é construído, a Análise DuPont.
Por que você deve entendê-la?
É a forma mais simples de entender o perfil de lucratividade de uma empresa, de um negócio e assim poder interpretar seus riscos e benefícios.
Você percebeu que o ROE é formado por outros três indicadores:- Margem líquida.
- Giro do Ativo.
- Alavancagem. 
Com o diagrama, podemos concluir também que o ROE pode ser obtido de duas formas:
ROE = MARGEM LÍQUIDA x GIRO DO ATIVO x ALAVANCAGEM
ROE = RESULT. LÍQUIDO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Vamos explorar cada indicador, tirar conclusões. Lembre-se, é MUITO IMPORTANTE entender essa dinâmica.
Antes de começar, tenha em mente que pelo fato demultiplicarmos todos entre si, cada vez que um tem o valor maior, isso proporcionalmente aumentará o ROE. Entretanto, aumentar um indicador nem sempre é um fato positivo para o negócio.
MARGEM LÍQUIDA:
É o resultado líquido na DRE (lucro ou prejuízo) em relação à receita líquida (faturamento menos impostos sobre vendas, devoluções e outra deduções), também demonstrada na DRE.
É o quanto que sobra defaturamento para os sócios. Após esse cálculo, os valores podem chegar até no máximo 1 e não tem limite para ser negativo, caso a empresa apresente prejuízo. É o percentual das vendas que aumentam ou diminuem o patrimônio da empresa, desta forma, isoladamente, quanto maior melhor.
Ele é o mais importante dos três. Qual o motivo?
Porque não adianta vender mais e aumentar a quantidade de produtos aserem ofertados (aumentar o giro do ativo nestes casos) ou mesmo tomar empréstimos (aumentar a alavancagem), se o negócio não der lucro, não tiver uma margem líquida positiva, pois tais ações podem apenas aumentar o ROE negativo.
É claro que isso não é uma verdade absoluta.
Por exemplo, um negócio que está iniciando e tem altos valores fixos investidos, precisará de um aumento de vendas para que amargem de contribuição de seus produtos possa cobrir os custos fixos e assim sua margem líquida se torne positiva. Mas ainda sim, esse plano de negócio tem que estar realista na necessidade de se ter estes custos fixos iniciais e em relação à expectativa de venda no mercado, pois, caso não venha a apresentar margem líquida positiva, não alcançará crescimento patrimonial.
Veja a imagem:

GIRO DOATIVO:
É a receita líquida (faturamento menos impostos sobre vendas, devoluções e outra deduções) em relação ao total de Ativo demonstrado no Balanço Patrimonial.
Teoricamente, esse indicador mostra quantas vezes está se vendendo o ativo da empresa no período, quando adicionada a margem bruta de lucro. Quanto maior, melhor e para isso, irá testar se a aplicação em ativos está se tornando cadavez menor e se paralelamente o volume de vendas é cada vez maior. Observe a fórmula:
RECEITA LÍQUIDA / ATIVO
Exigimos que o ativo seja menor e as vendas maiores, justamente pelo fator matemático. Em uma divisão, quando o numerador é maior e o denominador é menor, consequentemente temos um resultado maior, o que também aumentará o ROE. Vale dizer também que constantes em uma das duas posições e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise dupont
  • Análise dupont
  • analise dupont
  • analise dupont
  • Analise DuPont
  • analise dupont
  • analise dupont
  • Analise dupont

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!