Trabalho Paragrafal a ética protestante e o espirito do capitalismo.

2128 palavras 9 páginas
1- “Um simples olhar às estatísticas ocupacionais de qualquer composição religiosa mista.”Pág.39.
2- “Quanto maior for à liberdade de ação, mais claro o efeito apontado.”Pág.39.
3- “É bem verdade que a maior participação relativa dos protestantes na propriedade capital.” Pág.39.
4- “Hoje tais coisas são largamente dependentes da posse de riqueza herdada, ou, no mínimo, de certo bem- estar material.” Pág.39.
5- “Os resultados de tais circunstâncias até hoje favorecem os protestantes em sua labuta pela existência econômica.” Pág.40.
6- “Devemos, porem, notar, fato muitas vezes esquecido, que a reforma não implicou a eliminação do controle da igreja sobre a vida cotidiana.” Pág.40.
7- “E foi exatamente isso que foi sentido por grande parte da velha aristocracia comercial da época em Genebra, na Holanda e na Inglaterra.” Pág.40.
8- “Contudo, a certos fenômenos que não podem ser explicados por esse caminho.” Pág.41.
9- “Ainda mais notável é um fato que explica parcialmente a menor proporção de católicos entre os trabalhadores especializados na moderna indústria.” Pág.41.
10- “Entre os diaristas católicos parece preponderar uma forte tendência a permanecerem em suas oficinas a se tornarem com frequência mestres-artesãos.” Pág.41.
11- “Em especial do tipo de educação favorecido pela atmosfera religiosa da família e do lar, determinam a escolha da ocupação e, por isso, da carreira.” Pág.41.
12- “A menor participação dos católicos na moderna vida de negócios da Alemanha é tão notável justamente porque contraria a tendência observada em todos os tempos.” Pág.41.
13- “Mas os católicos da Alemanha não mostraram nenhuma evidência desse tipo.” Pág.42.
14- “E tal explicação reflete a tendência de julgamento popular de ambas as religiões.” Pág.42.
15- “Os puritanos ingleses, americanos e holandeses tinham a característica exatamente oposta à alegria de viver, um fato é, como veremos, da maior importância para nosso estudo.” Pág.43.
16- “Então os calvinistas

Relacionados