Analise DuPont

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
UNIVERSIDADE PARANAENSE











ANÁLISE DA TAXA DE RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS
FÓRMULA DUPONT
Roberto Carlos Stang - 06363
Lucas Fernando Zatta - 08861
Giovana Ferrarin - 08994
Natielle Cristina Bernardi - 10424
João Martim Candido - 10434
Renata Mara Blazius - 10435







Francisco Beltrão, 05 de agosto de 2013
ANÁLISE DA TAXA DE RETORNO SOBRE INVESTIMENTO

Aanálise da taxa de retorno sobre o ativo, também conhecido como Return on Assets (ROA), é uma forma de aprimorar as Análises das Demonstrações Contábeis, sendo feita uma relação entre o valor ganho ou perdido através de um investimento e o montante de dinheiro investido. Funciona como uma técnica de busca que ajuda a localizar as áreas-chaves responsáveis pelo desempenho financeiro da empresa. Amargem líquida multiplicada pelo giro do ativo é chamada de Fórmula Dupont, e fornece a taxa de retorno sobre os ativos.
Com relação à fórmula modificada Dupont, Gitman (1997, p. 127) afirma:
Essa fórmula relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total ROA à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). Esta última é obtida multiplicando-se o ROA pelo MAF – multiplicador de alavancagemfinanceira. O MAF é dado pela razão ativo total patrimônio líquido.
É importante ter a definição do Lucro a ser utilizado (numerador), e ser coerente na escolha do denominador (Ativo). Se escolhermos o Lucro Operacional, o denominador deverá ser o Ativo Operacional, isto é, todos os itens do Ativo combinados na manutenção da atividade operacional. Para a realização deste cálculo serão encontrados algunsobstáculos para chegar a verdadeira Taxa de Retorno Operacional, por isso os analistas, de maneira geral, preferem calcular a Taxa de Retorno Total, considerando o Lucro Líquido sobre o Ativo Total. Operacionalmente, esse é o melhor processo
TRI = Lucro Líquido / Ativo Total
Para esta análise, utilizar-se-á o sistema Dupont. A fórmula Dupont foi criada há quase um século atrás e continua atéhoje sendo a ferramenta de mensuração financeira mais utilizada no mundo. Esta serve de base para delinear a estrutura financeira de uma empresa, é um método de medição de desempenho. Originada em 1920, por F. Donaldson Brown, ele a usou para analisar a lucratividade da Dupont, assim como a General Motors, em que a Dupont adquiriu uma participação importante sob a liderança de Brown. Foi através detrabalho pioneiro de Brown sobre a medição das finanças que permitiram à Dupont ter um melhor acompanhamento do setor financeiro.
O sistema de análise Dupont funciona como uma técnica de busca para localizar as áreas responsáveis pelo desempenho financeiro da empresa. Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da lucratividade: as taxas deretorno sobre o ativo total e sobre o patrimônio líquido. Inicialmente, o sistema Dupont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas. Na fórmula Dupont, o produto desses dois índices resulta na taxa de retorno sobre o ativo total. Assim temos:
Margem líquidaÍndice que mede a porcentagem de cada unidade monetária de venda que restou, depois da dedução de todas as despesas, inclusive o imposto de renda.

Giro do Ativo Total

Mede a eficiência com a qual a empresa usa todos os seus ativos para gerar vendas, quase sempre significa quanto maior o giro total da empresa, mas eficientes foram os usos dos seus ativos.

Taxa de retorno sobre o ativo totalMede a eficiência global da administração na geração dos lucros em relação a seus ativos disponíveis. Quanto maior for a taxa deste índice melhor será a desenvoltura da empresa.

Multiplicador de alavancagem financeira

O baixo valor do multiplicador de alavancagem financeira evidencia a opção da empresa em não recorrer à capital de terceiros, utilizando-se, pois, dos benefícios fiscais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise dupont
  • Análise dupont
  • analise de Dupont
  • analise dupont
  • analise dupont
  • analise dupont
  • analise dupont
  • Analise dupont

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!