analise critica a artigo

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014

Bipolar disorder co-morbidity in children with attention deficit hyperactivity disorder
Análise crítica do artigo


Referência Bibliográfica do artigo:
Donfrancesco, R., Miano, S., Martines, F., Ferrante, L., Melegari M., & Masi,G. (2011). Bipolar disorder co-morbidity in children with attention deficit hyperactivity disorder. Psychiatry Research, 186 (2), 333-337.
Título:
‘Bipolardisorder co-morbidity in children with attention deficit hyperactivity disorder’, é o título original do artigo. Conciso (10 palavras), bem formulado e esclarecedor, revela e identifica as variáveis a avaliar, expressando assim o tema geral do estudo.
Sumário:
O sumário que é apresentado no artigo transparece uma ótima elaboração uma vez que respeita o limite de palavras e repete várias vezes aspalavras-chave que qualificam o estudo. Além disso, é um sumário sucinto, informativo e bastante esclarecedor na medida em que fornece informações relativamente aos objetivos do estudo bem como a sua metodologia, resultados e conclusões. Numa primeira fase são identificados os objetivos que estudo pretende cumprir, criar uma taxa exploratória de caraterísticas clínicas da sobreposição dosTranstornos Bipolar (TB) e Défice de Atenção e Hiperatividade em crianças italianas comparativamente com uma amostra da comunidade (dividida por idade e género); - Investigar os preditores do Transtorno Bipolar em crianças com Défice de Atenção e Hiperatividade, comparando-as com crianças com Défice de Atenção e Hiperatividade com ou sem Transtorno Bipolar. Entende-se assim o carácter explicativo dosobjetivos uma vez que estes são explícitos e se relacionam de forma clara com o título do artigo, resultados e conclusões. Os autores, identificam ainda a relação entre as variáveis e a influência e ligação que estas têm entre elas.
Na referência feita à metodologia e métodos usados no sumário, os autores explicam como e onde fizeram a seleção da amostra, as suas caraterísticas e as dos participantesbem como os critérios de inclusão para a mesma. Informam ainda acerca do grupo de controlo e dos instrumentos utilizados para relacionar as duas variáveis em estudo.
São apresentados alguns dos resultados mais significativos para as conclusões deste estudo e ainda uma breve interpretação e explicação dos mesmos, seguidos de uma suma das conclusões onde são identificadas algumas das maisimportantes ideias e constatações obtidas pelos autores.
Apesar de preparar a leitura do artigo e de o resumir de uma forma sucinta e pertinente este sumário é deficitário de alguma informação, não faz nenhuma referência ao nível de inovação ou da relevância conceptual que este artigo poderá ter na área de estudo em que se enquadra.
Introdução:
No que toca à introdução deste artigo, são apresentadasvárias evidências empíricas que suportam e esclarecem a importante relação entre os constructos teóricos. Apesar de ser uma introdução elucidativa acerca dos temas e conceitos em estudo, esta não faz uma definição teórica dos conceitos chave, apresentando apenas algumas características do Transtorno Bipolar em crianças que o diferenciam da sintomatologia apresentada nos adultos, justificando assim aescolha das faixas etárias da amostra.
Os autores, ao longo da introdução, focam e dão principal ênfase à alta comorbidade do Transtorno Bipolar com os transtornos de comportamento, particularmente o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, justificando assim a pertinência de estudar a eminente relação entre eles. Fazem ainda referência a estudos passados que elaboraram e também aos queconsultaram sobre esta temática e lamentam a sua escassez neste tipo de amostra (crianças com TDAH), assim como a falta de resultados conclusivos e totalmente esclarecedores com que se depararam, considerando assim este estudo como inovador. Referenciam todas as informações e dados que expõem e que serviram de base sólida para o desenvolvimento dos objetivos e hipóteses que pretendem estudar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise critica de um artigo pronta
  • Análise crítica do artigo
  • analise critica de artigo cientifico
  • Analise critica de artigo cientifico
  • Análise critica de artigo de comunicação
  • ANÁLISE CRÍTICA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
  • Análise Crítica de Artigo Cientifico
  • Analise critica do artigo cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!