Cazuza

Páginas: 12 (2933 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA LICENCIATURA - NOTURNO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSORA: IVONE REGINA MARTINS






Análise do livro “Cazuza”, de Viriato Corrêa

Bruna Cipolatti Lopes – 67747










Rio Grande, 16 de Dezembro de 2013.
Com base em avaliar o 3º Bimestre, o presente trabalho busca analisar o livro “Cazuza”, deViriato Corrêa, a fim de entender melhor a historicidade e a evolução da escola juntamente com a população da época. Através das recordações do menino Cazuza, deixadas para o autor, de modo que pode-se entender como sua história de vida ou do amigo. Interligando ainda com a minhas experiências de escola, bem como as ditas pela minha família.
Devemos lembrar que este livro se passa no final doséculo XIX e início do século XX, neste momento a educação era voltada para à formação do cidadão e à legitimação do regime estadonovista. Deste modo estar na escola era passar do mundo infantil para o adulto começando a agir como um cidadão, onde deixava de ter o papel social de obedecer ao pais e amar sua família, para ter respeito pela coletividade, o amor e respeito a sua família, masprincipalmente, a sua Pátria, princípio do regime. E durante este período, em que Cazuza estava na escola, o princípio do regime aparece em todas as instituições em que ele frequentou.
O foco principal do menino Cazuza era entrar para a escola por dois motivos, o primeiro que é estar nela era deixar de usar vestidinhos e usaria as sonhadas calças:
“Desde que me entendi, tive a preocupação de ser homem enunca me pude ajeitar nos vestidinhos rendados de menina. Sempre olhei com inveja os garotos mais taludos do que eu, não porque elês fôssem maiores e gozassem regalias que os garotinhos não gozavam, mas porque usavam calças.” (CORRÊA, 1969.)
Já o segundo motivo veio através do seu primeiro contato com a escola, onde assistiu a crianças alegres, brincando e sorrindo, ficando assim com a ideiade que “... a escola era um lugar de alegria.” (CORRÊA, 1969. p.13). Deste modo o menino convenceu seus pais de que era o momento exato de entrar para a escola.
A sua primeira escola é a do povoado, se localizava no nordeste brasileiro, mais precisamente em Pirapema, que ficava à margem do Itapicuru, no Maranhão. Era uma vila pequena e simples, com apenas uma rua e nesta umas 20 ou 30 casas. Nãohavia igreja, nem farmácia, nem vigário, apenas uma escola, o que era um indício de que ali havia uma civilização (CORRÊA, 1969. p.16). E todos que ali viviam se tratavam como uma família, um ajudava o outro, como o exemplo: “Se alguém matava um porco, a metade do porco era para distribuir pela vizinhança. Se um morador não tinha em casa café torrado para obsequiar uma visita, mandava-o buscar,sem-cerimônia, ao vizinho.” (CORRÊA, 1969. p.16).
A festa que o menino viu na escola era a “Festa da Palmatoria” (CORRÊA, 1969. p.13), ou seja, esta festa tinha por objetivo estimular as crianças a entrarem na escola no próximo ano e fazer com que os adultos acreditassem e colocassem seus filhos na mesma. Assim, esta acontecia no final do ano, de modo que eles caprichavam na decoração, na alegriadas crianças pelo povoado e pelos discursos do mestre que enfatizava os deveres morais e a disciplina, tudo com o intuito de levar novos educandos ao sistema escolar.
Ao entrar na escola Cazuza se depara com um mundo totalmente diferente do visto na festa, a decoração não havia mais, as caras alegre e felizes muito menos. Havia apenas:
“... num casebre de palha com biqueiras de telha, caiadopor fora. Dentro – unicamente um grande salão com casas de maribondos no teto, o chão batido, sem tijolo.
De mobiliário, apenas os bancos e as mesas estreitas dos alunos, a grande mesa do professor e o quadro-negro arrimado ao cavalete.” (p.28)
Podemos fazer uma ligação com a “casas-escola” que Vidal (2005) nos apresenta, onde os professores já eram reconhecidos ou nomeados pelo governo, e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cazuza
  • Cazuza
  • cazuza
  • cazuza
  • Cazuza
  • Cazuza
  • Cazuza
  • Cazuza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!