analgesicos

Páginas: 27 (6746 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
AnalgesicosOs analgésicos são medicamentos com função de aliviar a dor. O alívio causado por esses medicamentos pode ocorrer por meio do bloqueio dos estímulos dolorosos antes de chegarem ao cérebro ou pela interferência na forma como o cérebro interpreta esses estímulos, sem levar a anestesia ou perda da consciência (desmaio). Os analgésicoscompreendem diversos medicamentos diferentes, sendo divididos basicamente em dois grupos: ao analgésicos narcóticos e os não-narcóticos. As drogas analgésicas incluem os  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiinflamat%C3%B3rios_n%C3%A3o-ester%C3%B3ides" \o "Antiinflamatórios não-esteróides" antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os  HYPERLINK"http://pt.wikipedia.org/wiki/Salicilato" \o "Salicilato" salicilatos, drogas  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Narc%C3%B3tico" \o "Narcótico" narcóticascomo a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tramadol" \o "Tramadol" tramadol e o  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Petidina" \o "Petidina" demerol.
Analgésicos não-opióides – ácido acetilsalicílico,dipirona, ibuprofeno e paracetamol – modificam mecanismos periféricos e centrais envolvidos no desenvolvimento da dor. São indicados por tempo curto, particularmente para dores tegumentares leves e moderadas. Exibem propriedades analgésica, antitérmica, antiinflamatória e antitrombótica. Ácido acetilsalicílico e ibuprofeno têm efeito antiinflamatório por inibição, respectivamente irreversível ereversível, das cicloxigenases, enzimas envolvidas na síntese de prostaglandinas, evitando assim a sensibilização (hiperalgesia primária) dos receptores de dor periféricos e produzindo antialgesia. Essa ação pode justificar a melhor resposta clínica obtida com tratamento precoce. O tratamento da dor instalada (analgesia) é mais difícil, pois já foram desencadeados mecanismos envolvidos nasensibilidade dolorosa, intensificando a dor. Sendo assim, devem ser estabelecidos esquemas de doses fixas em vez do regime “se necessário”. Paracetamol e dipirona mostram efeitos Analgésicos e Antipiréticos, mas são fracos antiinflamatórios nas doses terapêuticas. A comparação de analgésicos não-opióides no controle de dor aguda, de moderada a intensa, mostrou eficácia semelhante com relação aosantiinflamatórios não-esteróides, quando o desfecho foi alívio de dor em 50% por 4-6 horas. Em dose única oral, antiinflamatórios não-esteróides obtiveram valores de NNT (número de pacientes que se necessita tratar para obter um benefício) entre 2 e 3, equivalentes àquele de 10 mg de morfina intramuscular (NNT = 2,9). Já ácido acetilsalicílico (NNT = 4 a 5) e paracetamol (NNT = 3 a 4) foram significativamentemenos eficazes que 10 mg de morfina intramuscular44.
A seleção desses medicamentos leva em conta, fundamentalmente, a segurança comparativa entre eles, a qual se torna elemento decisivo para recomendar um em detrimento de outros. Como nenhum fármaco é inócuo, é considerado risco aceitável aquele que é previsível e, por isso, pode ser evitado ou admite medidas de controle. A análise comparativa dasegurança dos analgésicos ainda assume maior importância quando as condições mórbidas às quais se destinam são de pequena complexidade e baixa morbidade, como é o caso de dor dental, dismenorréia, dor musculoesquelética e enxaqueca, dentre outras45. A associação de dois analgésicos não-opióides não está indicada, pois há evidências de que competem entre si pela ligação a proteínas plasmáticas,aumentando a velocidade de depuração daquele que permanece na forma não-conjugada. Além disso, não há efeito analgésico adicional, e observa-se aumento da incidência de efeitos adversos gastrintestinais e renais. Não há evidência de maior benefício com a associação de paracetamol e ácido acetilsalicílico. Pelo contexto de segurança, paracetamol é o agente preferido como analgésico e antitérmico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analgesico
  • ANALGÉSICOS
  • Analgésicos
  • analgésico
  • Analgésicos
  • Analgesico
  • analgésicos
  • ANALGESICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!