análise

Páginas: 3 (584 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Você sabia que o Português também é a língua oficial de outros países?
O  Português é a língua oficial de Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e outros países. Porém, possui algumas variações, deacordo com a região em que é falado, formando o que chamamos de dialetos regionais ou geográficos.
Mas afinal qual é a diferença entre linguagem e língua?
Podemos dizer que linguagem é uma faculdade(capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.
Já a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (suagramática).
Você sabia que a variação padrão, ou norma culta, é a forma de se comunicar das pessoas que têm mais prestígio social, das que possuem um nível maior de escolaridade?
É a forma decomunicação das pessoas que são mais respeitadas na sociedade. Daí a maioria não querer ter a mesma forma de falar das pessoas que têm pouco prestígio social.
A língua nos possibilita organizar frases,textos, utilizando os elementos que conhecemos dessa língua. Porém, a norma social não permite que sejam feitas todas as combinações possíveis; ela impõe limites. Em outras palavras, tudo se pode, mas nemtudo se deve.
Resumindo...
Estudamos nesta aula a linguagem com finalidades comunicativas ― como informar, expressar ideias, opiniões ou simplesmente manter o contato com o interlocutor ―, e vimosque existe uma relação entre a linguagem, suas funções e o contexto em que se realiza, formando o objetivo, o veículo, o público alvo e a situação social.
Na aula anterior falamos sobre os contextosformais e informais na linguagem e nesta aula vamos tratar da forma como construímos os textos de acordo com cada situação.
Por que precisamos falar sobre isso?
Devemos estudar este assuntosimplesmente porque não nos expressamos de uma forma única, não é mesmo? Se precisamos nos adequar a cada situação, consequentemente nosso discurso também deve se adequar.
No vídeo anterior, você...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Em analise
  • Analise
  • Analise
  • Analise
  • analise
  • analise
  • Analise
  • Análise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!