ANÁLISE E COMENTÁRIO DO TEXTO “BALANÇO DO NEOLIBERALISMO”, DE PERRY ANDERSON

806 palavras 4 páginas
Em primeiro lugar, devemos definir o neoliberalismo como sendo um fenômeno distinto do simples liberalismo clássico, (ANDERSON, p. 9). A origem do pensamento neoliberal nasce no contexto do pós-guerra, (1945) onde o capitalismo se impunha como forma de pensamento, principalmente na América do Norte e na Europa. Trata-se de uma reação de cunho teórico e político que iria contra ao Estado intervencionista de bem-estar social. Em 1944, Friedrich Hayek escreve seu texto de origem, O Caminho da Servidão, onde busca veementemente romper com qualquer limitação dos mecanismos de mercado, principalmente por parte do Estado. Hayek tem como objetivo impedir que o Partido Trabalhista inglês assuma o poder através de eleições em 1945 na Inglaterra. Com isso, está convencido de que o projeto social-democrata moderado inglês propõe uma espécie de servidão moderna.

Hayek, três anos mais tarde faz uma reunião na estação de Mont Pèlerin, na Suíça, junto com alguns adversários do Estado e da política norte-americana conhecida como New Deal[1]. Alguns desses personagens incluía, Milton Friedman, Karl Popper, Lionel Robbins, entre outros. Tinha como objetivo combater o keinesianismo, o solidarismo, preparando terreno para um outro tipo de capitalismo, onde não se admitia mais a intervenção do Estado, livre das regras e pronto para o futuro.

Esse era o grande problema enfrentado pelos economistas desse período: (década de 50 e 60) a não regulação do Estado na economia criara uma lacuna muito grande entre o trabalho e as condições de trabalho. Constantemente era empregada a idéia de que a desigualdade social era um fator extremamente importante para o desenvolvimento da economia, pois possibilitava uma busca incansável pelo crescimento econômico através da competitividade.

Já em meados de 1973, a crise do modelo econômico do pós-guerra, atinge seu grau máximo de problematização onde as baixas taxas de crescimento somado com altas taxas de inflação muda o

Relacionados