Trovadorismo e Modernismo

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
PROGRAMA DE AÇÕES ARTICULADAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO ESPECIAL DE PRIMEIRA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA








NO MUNDO ENCANTADO DAS FÁBULAS

Adenilza Maria de Jesus
Maria Senhora Oliveira Braga








Ilhéus-Bahia
Dezembro/2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
PROGRAMA DE AÇÕES ARTICULADAS DE FORMAÇÃO DEPROFESSORES
CURSO ESPECIAL DE PRIMEIRA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



NO MUNDO ENCANTADO DAS FÁBULAS


Adenilza Maria de Jesus
Maria Senhora Oliveira Braga

Projeto realizado sob a orientação da
professora Maria de Fátima Oliveira,para disciplina TCC (Trabalho de Con-
clusão de Curso), para fins avaliativos.







Ilhéus-Bahia
Dezembro /2013

INTRODUÇÃO:

A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de produzir textos escritos. Pois por meio dela os educandos entram emcontato com toda a riqueza e a complexidade da linguagem escrita. É também a leitura que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para aprodução dos próprios textos. Portanto, deve-se estimular e propiciar ao alcance das crianças os livros infantis, os contos, as poesias, os mitos, as lendas, as fábulas, permitindo-lhes penetrar em seu universo mágico dos sonhos.
É o caminho não apenas de sua descoberta, mas também um dos mais completos meios de enriquecimento e desenvolvimento de sua personalidade.



PROBLEMATIZAÇÃO:

Aleitura e a escrita são hoje os maiores desafios dos professores no processo de aprendizagem escolar, visto que, quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta e o prazer de ler e de utilizar a escrita com inserção do aluno do mundo letrado. Pensando nesse contexto, o projeto torna-se necessário e viável pois pretende fomentar a importância das fábulas como recurso didático para aformação de valores nas crianças enfatizando a valorização da transmissão, construção e reconstrução de conhecimentos, formação de atitudes e valores, através do processo ensino e aprendizagem de uma maneira significativa e prazerosa.

JUSTIFICATIVA:

Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliaro repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado: NO MUNDO ENCANTADO DAS FÁBULAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir texto. É prazeroso trabalhar com fábulas, interpretá-las, conhecer tudo o que se esconde na fantasia de cadatexto, se envolver no que se encontra por trás de cada leitura, questionar os valores, analisar as mensagens trazendo para as nossas vidas.
Através de uma atividade com fábulas, o professor pode despertar nos alunos o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção textual, da ilustração, da descoberta das mensagens implícitas e explícitas em cada textos.



OBJETIVO GERAL:Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de texto.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do trovadorismo ao modernismo em portugal e no brasil
  • TROVADORISMO
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!