YOGA

Páginas: 10 (2448 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O SIGNIFICADO DE YOGA

A palavra Yoga vem da raiz sânscrita yuj, que significa atrelar, unir, juntar; portanto, uma boa tradução para a palavra Yoga é união. Para o praticante utiliza-se o termo yoguin (lê-se yôguin), ou yoguini quando se tratar da mulher.
Conceitualmente o praticante de Yoga - também conhecido como sadhaka ­aspira atingir três estados:
I - a união consigo mesmo
2- com osdemais seres e
3- com o absoluto
Neste sentido esta filosofia milenar ultrapassa os anseios daqueles que desejam o Yoga somente para manter a forma ou acalmar os nervos e coloca o praticante diante de um universo de autoconhecimento que essas técnicas milenares propiciam, podendo levar o ser humano à sua plena realização.
O Yoga aponta ao mesmo tempo para dois pontos: o objetivo (a união)e o método (a unificação).

O TERMO YOGA

Yoga é uma palavra masculina, e na índia, bem como no sânscrito, pronunciasse o Yoga, com a letra "o" fechada.. ("Yôga"). É comum encontrar a palavra Yoga escrita com "I", ou referida no gênero feminino, pois já foi vemaculizada nos dicionários de língua portuguesa como Ioga.

ORIGEM E MÉTODOS DE YOGA

A origem do Yoga, segundo lendasmitológicas, remonta à vinda dos deuses ao planeta Terra e aqui o deixaram para que o ser humano evoluísse e transcendesse a sua condição humana. Outras teorias propõem que o Yoga tenha pertencido a uma antiga cultura já extinta, semelhante à dos antigos lemurianos e atlantes. Existe ainda o conceito de "inconsciente coletivo", que foi bastante reforçado pelo psicólogo suíço Cad Gustav Jung, e que nos parece,de todos os conceitos sobre a origem do Yoga, o que melhor se compatibiliza com o fato de que o Yoga não pertence a um determinado momento do "tempo" ou "espaço".
Mitologicamente, o Yoga foi cantado nos Puranas (fábulas e lendas), que afirmam que certa vez o Deus Shiva (um dos aspectos da trindade hindu) ensinava sua esposa Parvati as posições: (asanas) do Yoga a beira de um lago e um peixe(matsya) que observava Shiva e Parvati praticando os exercícios, os imitou e evoluiu até se transformar em Homem.
O Yoga propriamente começa a partir do momento em que há a "parada dos pensamentos" (Yoga chitta vritti niroddhah) e o praticante passa a desfrutar da meditação (dhyana) e atinge o objetivo máximo do Yoga, controlando a vontade, suprimindo totalmente os movimentos, mecanismos emodificações da psique. Atinge-se, dessa forma, não somente a suspensão das ideações, como também a libertação dos estados condicionados da consciência, tendo-se, a partir de então, controle sobre as atividades do espírito. Sendo assim, a parada total das atividades mentais possibilita ao praticante atingir a consciência absoluta e incondicionada.
Segundo a tradição hindu, este estado "não-mente" ou"não-pensar" será entendido como meditação ou contemplação (insight) e os antigos sábios (riShis), protegidos pelos Deuses, tiveram a intuição direta "daquilo que é ouvido" (a tal processo denominou-se sruti). Esta é a forma mais pura e verdadeira da transmissão, escrita nos Vedas (Livros da Sabedoria), que se dividem em 4, ou seja: Rig Veda, Sarna Veda, Yajur Veda e Atharva Veda. Nestes Iivros sagrados jáse encontram citações sobre o Yoga nos Upanishad (ensinamentos místicos).
E a Patanjali que se atribui a codificação do Yoga no fim do terceiro século antes de Cristo.
Ele confessa no capitulo I, versículo 1 do Yoga-Sutra que, em suma, sua tarefa foi somente a de editar e corrigir as tradições doutrinárias e técnicas do Yoga (Atha Yoganushasanam). Contudo, foi graças a Patanjali que o Yogapassou a ser um sistema filosófico (darshana) na Índia e para o resto do mundo. Entretanto, o Yoga é bem anterior a Patanjali e já tinha sido citado nos Vedas (Upanishad) e nos Shastra (compêndios) tântricos mais antigos. Portanto, quando nos referimos a Patanjali estamos falando do Yoga clássico que surgiu por volta do séc. IV antes de Cristo. Entre o período clássico e pré-clássico surge um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • YOGA
  • Yoga
  • Yoga
  • Yoga
  • Yoga
  • YOGA
  • Yoga
  • Yoga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!