Análise Filme Desastre em Chernobyl

Páginas: 10 (2322 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Análise Filme Desastre em Chernobyl



O filme feito em 2005 conta a trágica história vivida em 25 de abril de 1986, em Pripyat uma cidade de 43 mil habitantes, na Ucrânia (então parte da União Soviética).

Durante o governo de Gorbachev, em 1985, foi introduzida a Perestroika, uma reestruturação política da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), no sentido literal seusignificado era de reconstrução. Gorbachev, então Secretário Geral do Partido Comunista, ao perceber que o setor econômico da nação estava a caminho de um declínio, adotou medidas reformadoras e de economia em vários setores. Os sistemas de reformas fracassaram por falta de reservas econômicas.

Acredito que foi devido a essas reestruturações econômicas, que 176 funcionários receberam a ordem derealizar testes com o objetivo de economizar energia na Usina Nuclear Chernobil (originalmente chamada de Vladimir Ilyich Lenin), a 3 km da cidade de Pripyat, e para isso infringiram várias regras de segurança importantes, causando uma das maiores catástrofes da história.



MEDIÇÃO RADIOATIVA

Naquele tempo a radioatividade era medida em unidades chamadas Roentgen, o nível normal deradioatividade na atmosfera é de aproximadamente 12 milionésimo de 1 Roentgen. Na tarde do acidente as primeiras medições no nível de radioatividade foram realizadas, e marcaram 15 mil vezes, mais alta do que o normal e a noite, 600 mil vezes mais alta. Isso porque o reator continuava queimando e espalhando radioatividade.

O röntgen ou roentgen (R) é uma unidade de exposição a radiações ionizantes. O nomefoi dado como homenagem ao físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (ou Roentgen) (1845-1923) que descobriu os raios X.
É a quantidade de radiação necessária para libertar cargas positivas e negativas de uma unidade eletrostática de carga num centímetro cúbico de ar a pressão e temperatura normais.
A unidade eletrostática de carga (statC) é a unidade de carga elétrica no sistema cgs de unidades. NoSistema Internacional a unidade de carga elétrica é o Coulomb (C).
1 statC ˜ 3.3356 × 10 -10 C
Especificamente, o röntgen é a quantidade de radiação necessária para produzir 1,610 x 10 12 pares de ions num centímetro cúbico de ar seco a 0ºC.
O röntgen aplica-se apenas a radiações X e gama, no ar, até 3 MeV. Este foi substituído pelo gray. 1 Gy ˜ 100 R.
O rem (Röntgen Equivalent Man) (rem)é uma unidade de dose de radiação que foi substituído pelo Sievert. 1 Sv = 100 rem

Quadro
Grandeza Unidade antiga ou especial Unidade SI Equivalência
Atividade (A) Ci (curie) Bq (bequerel) 1 Ci = 37 G Bq
Exposição (X) R (roentgen) Gy (gray) 1 Gy ≈ 100 R
Dose de radiação rem (roentgen equivalente man) Sv (sievert) 1 Sv = 100 rem
Dose absorvida (D) rad (Radiation AbsorbedDose) Gy (gray) 1 Gy = 100 rad
Dose equivalente (H) Sv (sievert)



RADIOSISÓTOPOS E MEIA VIDA

Um radioisótopo ou isótopo radioactivo caracteriza-se por apresentar um núcleo atómico instável que emite energia quando se transforma num isótopo mais estável. A energia libertada na transformação pode ser chamada de partícula alfa , particula beta ou radiação gama e detectada por umcontador Geiger, com uma película fotográfica ou com uma câmara de ionização.
Os isótopos radioactivos têm aplicações em medicina e, em outras áreas, como na datação radiométrica. Por exemplo, o isótopo radioactivo tálio pode identificar vasos sanguíneos bloqueados em pacientes sem provocar algum tipo de dano.
Um radioisótopo pode ser natural ou sintético.

A meia-vida é a quantidade detempo característica de um decaimento exponencial. Se a quantidade que decai possui um valor no início do processo, na meia-vida a quantidade terá metade deste valor.
Nos processos radioativos meia-vida ou período de semidesintegração de um radioisótopo é o tempo necessário para desintegrar a metade da massa deste isótopo, que pode ocorrer em segundos ou em bilhões de anos, dependendo do grau de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desastre de CHERNOBYL
  • Desastre de CHERNOBYL
  • O Desastre De Chernobyl
  • O Desastre De Chernobyl
  • DESASTRE DE CHERNOBYL
  • O desastre de Chernobyl
  • O desastre de chernobyl
  • Desastre de Chernobyl

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!