ANÁLISE EXPRESSA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, QUANTO A “DIVERSIDADE E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS”.

Páginas: 9 (2017 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA

PATRÍCIA MEIRA DE OLIVEIRA SOUZA




ANÁLISE EXPRESSA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, QUANTO A “DIVERSIDADE E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS”.MACAUBAS-BA
2014
PATRÍCIA MEIRA DE OLIVEIRA SOUZA











Trabalho apresentado ao curso (Pedagogia) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.
Orientadores: EdilaineVagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.


.










MACAÚBAS BA
2014
INTRODUÇÃO

A relação entre diversidade inclusão vem durante muito tempo sendo examinadas e debatidas, especialmente no que diz respeito a políticas públicas e projetos pedagógicos que realmente inclua os alunos necessidades educacionais especiais nas escolas,não seria demais lembra, que muitos avanços foram atingidos ao longo dos anos, pois na atualidade já foram feitas algumas leis que dão respaldo para que essas crianças sejam incluídas ao processo educacional; o que constitui certo avanço nas políticas públicas educacionais; A atual lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN) – LEI nº 9.394 \ 96 no artigo: 37 asseguram: “[...] oportunidadeseducacionais apropriadas, considerados as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames’’. em 1999, o decreto nº 3, 298, que regulamenta a lei nº 7, 853 \ 89, ao dispor sobre a política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência, define a modalidade transversal a todos os º níveis de ensino, enfatizando a atuação complementarda educação especial do ensino; as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, resolução CNE \ CEB nº 2 \ 2001, no artigo 2º determina que em decorrência destas novas leis que norteiam a educação é necessária que as escolas construam um projeto político pedagógico baseado na inclusão e na diversidade, e nas principais das leis que o regem.
Ao poder público e seus órgãoscabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação [...] [além da] c) oferta, obrigatória e gratuita de educação especial em estabelecimentos públicos de ensino [...] [e também] f)a matricula compulsória , em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares, de pessoas portadoras de deficiência capazes de seintegrarem no sistema regular de ensino (BRASIL, 1989).

Partindo dessa premissa segundo a finalidade e o caráter do projeto político pedagógico em exercer a democracia e a integração social, esse trabalho terá como objetivo analisar de forma este documento expressa essa temática.



DESENVOLVIMENTO

Entrevista:
O currículo da educadora Fabiana da Silva Costa Sá Pereira, graduada emlicenciatura plena pela UNEB- Universidade do Estado da Bahia, 2006. Licenciatura em Pedagogia - habilitação em séries iniciais do Ensino Fundamental. Atua na escola: Colégio Municipal Miguel Antônio Pereira. Várzea Verde do município de Macaúbas – BA, sendo professora de multisseriado 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I concedeu uma entrevista no dia 08 de abril de 2014 no qual pode esclarecer algumasperguntas dando o seu ponto de vista sobre a diversidade, inclusão e projeto político pedagógico.

A escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.
Fabiana Sá. _Sim. Trabalhamos no ano anterior como o projeto "Esta escola é nossa", constituído de três mini-projetos: "Datas Comemorativas", "Pais Presentes e Conscientes" e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade, Inclusão do aluno com necessidades especiais e Projeto Político-Pedagógico
  • ANÁLISE DE UMA PROPOSTA QUANTO A DIVERSIDADE E O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
  • INCLUSÃO E OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLITICO PEDAGOGICO.
  • Diversidade, Inclusão e Projeto Político Pedagógico
  • DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
  • DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
  • DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!